Senado inaugura Ouvidoria e dá posse a Flexa Ribeiro como ouvidor



Os cidadãos agora dispõem de um novo espaço para apresentar suas críticas e sugestões quanto às atividades do Senado. Trata-se da Ouvidoria do Senado, inaugurada em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (28) no gabinete da presidência da Casa. Durante a solenidade, tomou posse como primeiro ouvidor-geral o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

VEJA MAIS

Indicado em abril pelo presidente do Senado, José Sarney, para um mandato de dois anos, Flexa Ribeiro destacou que o principal desafio será despertar "um sentimento de confiança nos cidadãos".

- Nós vamos ter a missão de desenvolver no cidadão brasileiro esse sentimento de que suas manifestações serão aqui acolhidas e terão credibilidade, transparência e celeridade nas respostas - afirmou o senador.

O ouvidor também acredita que o órgão contribuirá para fortalecer a imagem da instituição.

- Esse trabalho vai levar ao cidadão brasileiro a transparência do Senado Federal e, com isso, ele terá a informação correta das atividades da Casa e o Senado ganhará credibilidade junto à sociedade - disse o senador

Dar transparência às atividades da Casa também é, na avaliação do presidente do Senado, José Sarney, o principal objetivo da Ouvidoria, que agora se soma, segundo ele, a outras iniciativas que vão na mesma direção, como o Portal da Transparência, os veículos de comunicação da Casa e o serviço Alô Senado.

- Nós vamos ter um instrumento capaz de atender a todas as solicitações do povo brasileiro a respeito de tudo que ocorre na Casa - sublinhou.

Sarney também lembrou que, quando foi presidente da República, criou a primeira ouvidoria no âmbito do governo federal e que nomeou como primeiro titular do cargo o atual diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secs), Fernando César Mesquita.

Além de dar encaminhamento às sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informações da sociedade, tendo até 30 dias para respondê-las, também caberá à Ouvidoria sugerir mudanças visando ao controle social e ao aperfeiçoamento da organização do Senado.

A Ouvidoria do Senado foi criada pelo Ato 05/2005, da Comissão Diretora, com o objetivo de ser um canal direto e permanente entre a sociedade e a instituição. O órgão vai contar com página própria no Portal do Senado e terá apoio técnico da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) para desenvolver suas atividades.

As reclamações, críticas, comentários, elogios, pedidos de providências e sugestões poderão ser encaminhadas por meio dos seguintes canais:

·Página da Ouvidoria na internet: www.senado.gov.br/ouvidoria

·Carta: Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Palácio do Congresso, Anexo 2, Bloco A, Térreo, sala da Ouvidoria. Brasília-DF. CEP 70165900

·Formulários distribuídos pela Ouvidoria. Devem ser depositados nas urnas disponíveis no Senado.

·Alô Senado: 0800-612-211 (opção - Fale com a Ouvidoria)



28/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney indica Flexa Ribeiro para Ouvidoria e cinco integrantes da Procuradoria Parlamentar

Flexa Ribeiro acusa governadora do Pará de 'reintegração de posse combinada'

Flexa Ribeiro diz que derrota de Chávez deve servir como alerta aos que se acham ungidos

Mário Couto e Flexa Ribeiro protestam contra maneira como se procede a votação dos vetos

Flexa Ribeiro acusa o governo de usar encontro de prefeitos como palanque para Dilma

Flexa Ribeiro: Senado viveu 'dia memorável'