Senado inicia discussão em segundo turno do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental



A proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que institui, para vigorar de 2001 a 2013, o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental, deverá ter iniciada sua discussão em segundo turno na sessão do Senado da próxima quinta-feira (dia 9). A matéria, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico daquela região sem agredir o meio ambiente, foi aprovada em primeiro turno no dia 27 de junho, por unanimidade.

A PEC foi aprovada nos termos de um substitutivo do relator, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), e contempla os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os recursos deste fundo serão aplicados em obras e programas realizados nos municípios daqueles estados, excetuando as capitais. Jefferson Péres pretende que a proposta seja aprovada até o próximo ano pela Câmara dos Deputados, a fim de entrar em vigor em 2003.

Será destinado ao Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental um percentual da receita líquida de impostos e contribuições arrecadadas pela União no estado do Amazonas. O dinheiro será dividido entre os quatro estados de forma proporcional, de acordo com a área de proteção ambiental de cada um. É considerada área de proteção ambiental pela PEC o território no qual sejam impostas restrições à exploração econômica dos recursos naturais, inclusive as reservas indígenas.

03/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado deve votar na quarta-feira o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental

Plenário inicia discussão, em segundo turno, de PEC que amplia ação das guardas municipais

Fundo da Amazônia será votado em segundo turno

TV Senado discute criação do Fundo da Amazônia Ocidental

Senado discute fundo para a Amazônia ocidental

SENADO INICIA SEGUNDO TURNO DA CPMF