Senado leva mamulengo ao interior do Pará



O Senado Federal promoveu na manhã desta quarta-feira (22), no povoado de Pau D'Arco, município de Santa Bárbara do Pará, o espetáculo de mamulengo O Casamento de Chiquinha Muito Prazer com Tião Sem Sorte. A apresentação, realizada na Escola Municipal Expedito Leão, foi a primeira de uma série que tem como objetivo levar cultura para comunidades carentes, que geralmente não têm acesso a esse tipo de evento.

- Infelizmente as crianças daqui não dispõem de oportunidades como essa. Dificilmente algum destes alunos sequer viu um dia um espetáculo de circo, quanto mais uma exibição de teatro de bonecos. Eu mesma também nunca tinha assistido. Apenas uma vez assisti a uma matéria, na televisão, que falava sobre mamulengo - confessou a diretora da escola, Maura Telma Valente de Matos, 30 anos.

A previsão da diretora da Escola Expedito Leão foi confirmada em diversas conversas que a reportagem da Agência Senado manteve com as crianças que assistiram à brincadeira de mamulengo, apresentada pelo artista popular Josias Wanzeller da Silva, 39 anos, que é artista plástico e funcionário da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado Federal.

A aluna Vanessa de Matos Pinto, 8 anos, aluna da 3ª série, foi uma das que responderam que nunca tinha ido a um circo. Também revelou que, quando soube que teria uma apresentação de mamulengo na sua escola, sequer conseguiu imaginar que coisa era aquela. Depois da exibição de Josias Wanzeller, ainda com um sorriso estampado no rosto devido às inúmeras brincadeiras que testemunhou, ela não economizou elogios.

Estudante da mesma série, Elisângela Barbosa Nascimento, 9 anos, cujo pai é motorista de ônibus e a mãe, dona-de-casa, foi a única a contrariar a expectativa da diretora. Sim, ela já tinha assistido a um espetáculo circense... Mas, de tão pequena que era, não lembra nada desse acontecimento. Sabe porque sua mãe um dia contou. Sua parte preferida na história de Josias foi a solenidade de casamento de Tião e Chiquinha.

A Escola Municipal Expedito Leão está localizada na margem direita da rodovia PA-391, que liga Belém a Mosqueiro. São duas salas normais, daquelas com quatro paredes, janelas e porta, e outras duas improvisadas em um grande salão, com divisórias de madeira. Funcionando em três períodos para atender aos 330 alunos matriculados, oferece desde a educação infantil até a 4ª série do 1º grau.

> Conheça a história apresentada pelo mamulengo do Senado

> Saiba mais sobre Santa Bárbara do Pará



22/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado leva mamulengo para a Bienal do Ceará

Senado leva mamulengo para escolas e hospital infantil

Senado leva espetáculo de mamulengo para crianças com câncer

Mostra leva produções nacionais para interior da Paraíba

MIS leva curtas de animação dos anos 80 para municípios do interior

Conheça a história apresentada pelo mamulengo do Senado