Senado pode votar novos tribunais regionais



A criação de tribunais regionais federais no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia poderá ser votada pelos senadores nesta quarta-feira (27), conforme proposta de emenda à Constituição do senador Arlindo Porto (PTB-MG). O assunto volta ao Plenário depois de grande discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e no próprio Plenário.

No dia 13 de dezembro do ano passado, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Costa Leite, enviou ofício ao Senado informando que o Conselho da Justiça Federal considerava inoportuna a criação, neste momento, dos novos tribunais. Conforme o ministro, a Justiça Federal tem feito grande esforço para acelerar os processos e neste começo de ano começaram a funcionar os juizados especiais federais, os quais podem reduzir em cerca de 50% o número de recursos para os tribunais regionais federais. O relator do projeto, senador Osmar Dias (PDT-PR), discordou e disse que o Senado não pode abrir mão de sua autonomia de votar o assunto.

A proposta original prevê a criação de um tribunal regional em Belo Horizonte (hoje, sob jurisdição de Brasília), o qual trataria dos processos de Minas e do Espírito Santo. Cria ainda um tribunal em Curitiba (atualmente sob jurisdição de Porto Alegre) que ficaria encarregado das ações do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os senadores Paulo Souto (PFL-BA) e Antonio Carlos Júnior (PFL-BA) apresentaram emenda acrescentando uma região da Justiça Federal para os estados da Bahia e Sergipe, com sede em Salvador. O relator Osmar Dias aceitou a emenda dos baianos.



26/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC cria quatro novos Tribunais Regionais Federais

Frente parlamentar realiza ato em defesa de novos tribunais regionais

Walter Pinheiro apoia novos Tribunais Regionais Federais

Sérgio Souza defende a criação de novos Tribunais Regionais Federais

Eunício Oliveira defende criação de novos tribunais regionais federais

Sérgio Souza defende criação de novos tribunais regionais federais