Senado precisa mudar maneira de trabalhar, diz Cristovam
Ao comemorar a aprovação, na noite de quarta-feira (26), de projeto de resolução que acaba com as sessões secretas no Senado Federal para julgamento de processos de perda de mandatos, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um alerta para a necessidade de mudança na metodologia de trabalho adotada atualmente pela Casa.
Na opinião de Cristovam, a disposição demonstrada pelos senadores na noite de quarta-feira, para atender a uma aspiração da opinião publica, deveria se repetir mais vezes durante o ano, chegando pelo menos a um mês de trabalhos intensivos, período no qual o parlamento poderiadiscutir medidas eficazes para resolver os problemas nacionais.
- Será que é impossível a gente conseguir ficar aqui o mês inteiro, de segunda a sexta, e depois ficar uma semana lá nas nossas bases? Será que mudaria a relação com as bases ficar um mês inteiro aqui? Será que não dá para fazer um anti-recesso, uma, duas ou três vezes por ano? Será que não seria mais eficiente? Acho que sim. Duas noites aqui, terças e quartas, não dá para a gente fazer o diálogo que é preciso entre nós - disse.
Cristovam propôs ainda a definição de uma agenda de trabalho para o Congresso Nacional, na qual constasse temas de interesse do país, como a redução da pobreza; o aproveitamento de oportunidades que podem surgir com a perspectiva de emprego do etanol em escala mundial; a melhoria do sistema de saúde pública, a eliminação das desigualdades regionais e a viabilização de uma revolução na qualidade da educação no país.
Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Cristovam.
27/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado precisa mudar maneira de trabalhar, diz Cristovam
Cristovam Buarque diz que o Brasil precisa mudar sua auto-imagem
Humanidade precisa combater a fome de maneira urgente e prioritária, afirma Vital do Rêgo
Cristovam diz que Senado não pode esperar reações externas para mudar
Cristovam: Senado precisa ajudar a completar a República brasileira
Na homenagem do Senado à UnB, Cristovam diz que Brasil precisa resgatar sonhos de Darcy Ribeiro