Senado promove 1º Fórum Nacional de Saúde Ocular
Os objetivos do evento são subsidiar os governantes e legisladores para o desenvolvimento de programas de ensino e pesquisa, atividades diagnósticas e terapêuticas em saúde pública ocular, orientar a sociedade brasileira sobre os cuidados básicos com a visão e mostrar os mais recentes avanços tecnológicos na área. A programação inclui palestras, exposição e momentos para contatos com oftalmologistas, políticos e autoridades.
Segundo informações da organização do fórum, existem 40 milhões de cegos no mundo, sendo que mais de dois terços destes casos poderiam ser evitados. Cerca de 30% das crianças do Brasil têm baixa acuidade visual e 40% dos idosos brasileiros também vêem mal. Além disto, 600 mil idosos estão cegos por catarata. Estudos apontam que existem no país 16 milhões de míopes.
Além de ser o representante do Senado na comissão organizadora do 1º Fórum Nacional de Saúde Ocular, Sebastião Rocha está elaborando projetos visando beneficiar deficientes visuais. Ele solicitou à Consultoria do Senado um levantamento de toda a legislação existente sobre assuntos referentes a deficientes visuais com o objetivo de elaborar proposições que beneficiem estas pessoas.
Entre as propostas que ele deverá apresentar estão a redução nos tributos cobrados na fabricação de instrumentos de apoio aos deficientes visuais, como bengalas e a possibilidade de acesso a cães-guias em locais como restaurantes, shoppings centers, metrô e ônibus. Sebastião Rocha destacou que outros países permitem o livre trânsito de cães-guias, enquanto no Brasil existem várias restrições.
25/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado sedia 3º Fórum Nacional de Saúde Ocular
Senado sedia I Fórum Nacional de Saúde Ocular
Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular
Senado e Conselho de Oftalmologia promovem fórum sobre saúde ocular
Sebastião Rocha anuncia Fórum de Saúde Ocular
Saúde ocular é tema de programa na TV Senado