Senado sedia I Fórum Nacional de Saúde Ocular



O estudo das causas da deficiência visual e da cegueira e a importância do exame oftalmológico são alguns dos assuntos a serem discutidos no I Fórum Nacional de Saúde Ocular, iniciado na manhã desta quarta-feira (dia 30) no Senado Federal. O Fórum, que reúne especialistas de todo o Brasil, acontece até esta quinta-feira, com nove painéis com temas distintos.

De acordo com o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) - um dos coordenadores do evento, em nome da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) -, o Fórum visa "promover maior interação entre os especialistas e o Poder Público". Para o parlamentar, será também uma oportunidade para "haver maior sensibilização com a causa e o problema da cegueira no Brasil". Ele acrescentou que há no país, hoje, 1,2 milhão de cegos.

O parlamentar, que é médico, disse que 60% dos problemas de cegueira no país têm causas consideradas evitáveis. Segundo ele, o Fórum permitirá, pela primeira vez, que se possa conhecer o que está sendo feito e o que ainda precisa acontecer "para garantir ao cidadão o acesso a uma oftalmologia de qualidade".

De acordo com Sebastião Rocha, o Fórum servirá também para apresentar subsídios para elaboração de projetos de leis que beneficiem os deficientes visuais, além de chamar a atenção para o problema e agilizar a tramitação de diversas proposições paralisadas na Câmara dos Deputados. Entre essas propostas, o senador citou o projeto que permite o acesso de cães-guias a locais públicos e meios de transportes e o que reduz os impostos de equipamentos para auxílios dos cegos, como bengalas para locomoção.

Na manhã desta quarta-feira foram realizados os painéis "Oftalmologia e Saúde Coletiva" e "Causas prevalentes de cegueira no Brasil". O encontro prossegue à tarde com os blocos "A importância das Ações interinstitucionais na prevenção da cegueira", "O deficiente visual no Brasil - reabilitação e inserção social" e "Exercício Profissional da Oftalmologia".

Nesta quinta-feira haverá uma sessão solene, com homenagens e palestras, seguida por debates sobre ""As ações do Ministério da Saúde". À tarde, o Fórum continua com os painéis "A contribuição do comércio e da indústria", "Ensino e pesquisa" e "Estágio atual e perspectivas tecnológicas da Oftalmologia brasileira". Ao final da tarde, serão redigidas as conclusões, propostas e encaminhamentos do encontro. Também prestigiaram a sessão de abertura do Fórum os senadores Tião Viana (PT-AC) e Carlos Patrocínio (PFL-TO), ambos também médicos.

30/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado sedia I Fórum Nacional de Saúde Ocular

Senado promove 1º Fórum Nacional de Saúde Ocular

Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular

Senado e Conselho de Oftalmologia promovem fórum sobre saúde ocular

Sebastião Rocha anuncia Fórum de Saúde Ocular

Senado sedia 1º Fórum Nacional de Polícias Legislativas