Senado sedia 3º Fórum Nacional de Saúde Ocular
O Conselho Federal de Oftalmologia, em parceria com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Ministério da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório Petrônio Portela, a cerimônia de abertura do 3º Fórum Nacional de Saúde Ocular. Com o objetivo de discutir a operacionalização da nova Política Nacional de Atenção em Oftalmologia e fomentar a elaboração e a adoção de programas que possam oferecer soluções para o problema da captação e do transplante de córneas, o fórum foi programado principalmente para os gestores de saúde e responsáveis pelos principais serviços de oftalmologia no Brasil.
Com debates programados para até às 17h50, os participantes poderão analisar o que pode ser feito para obter conquistas e alterar o destino daqueles que possuem condições de vida e de inserção social afetadas pela baixa condição de visão.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que propôs a realização do fórum no Senado - a Casa sediou a primeira edição do encontro, em 2001 -, reconheceu a "extrema importância" desse projeto para a discussão de questões voltadas para oftalmologia e, principalmente, de técnicas de prevenção de doenças. E lembrou ainda que o Senado tem discutido, principalmente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), diversos temas relativos à saúde em geral.
- O Senado se sente honrado em abrigar este fórum que é de grande importância para a saúde pública do país e especialmente para aqueles que mais necessitam. Espero que, aqui, encontremos caminhos para avançar principalmente na prevenção e que possamos também nos igualar àqueles países desenvolvidos que já possuem um grande sucesso nessa área - declarou a senadora.
Também presente ao fórum, o senador Flávio Arns (PT-PR) disse acreditar que um evento dessa natureza significa um momento muito importante para discussão, reflexão e tomada de posições em relação à saúde ocular. Assim como Lúcia Vânia, ele alertou sobre a necessidade de haver um programa de prevenção de doenças oculares.
- O Brasil depende muito da área visual para o exercício da cidadania, da dignidade e para a realização de direitos humanos. É fundamental nessa área que trabalhemos, também, a favor da prevenção. É preciso que trabalhemos para que casos que possam ser evitados, realmente o sejam - afirmou o parlamentar.
Participaram também do fórum o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e os deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR), Jofran Frejat (PR-DF) e Rafael Guerra (PMDB-MG); o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira; e o representante do Ministério da Saúde Alberto Beltrami.
Políticas
A programação do encontro, que após a cerimônia de abertura passou a tratar dos problemas visuais mais preocupantes no Brasil, da infância à velhice, inclui ainda debate sobre a Política Nacional de Prevenção à Cegueira. As palestras da tarde têm por objetivo discutir programas públicos e transplante de córneas.
O Fórum Nacional de Saúde Ocular foi lançado em 2001 e, durante dois dias, discutiu os problemas e as perspectivas do setor com a presença de ministros, técnicos, parlamentares, médicos e demais envolvidos com as atividades da área. A avaliação dos promotores do encontro é que o fórum "trouxe à mídia as diretrizes e ações do Ministério da Saúde e possibilitou a aprovação no Congresso de projetos de grande relevância social".
Seis anos depois, foi realizado o 2º Fórum, com o objetivo de rever propostas e determinar novos compromissos e metas na área de saúde ocular.
30/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado sedia I Fórum Nacional de Saúde Ocular
Senado promove 1º Fórum Nacional de Saúde Ocular
Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular
Senado e Conselho de Oftalmologia promovem fórum sobre saúde ocular
Sebastião Rocha anuncia Fórum de Saúde Ocular
Senado sedia 1º Fórum Nacional de Polícias Legislativas