Senado promove novo esforço concentrado para votações em setembro



Mais uma semana de esforço concentrado para votação de matérias volta a ocorrer no Senado de 4 a 6 de setembro. Até o momento, só está definida a pauta da ordem do dia do primeiro dia desse período, com 11 itens. O item de abertura é o projeto de resolução do Senado (PRS 49/06) que autoriza a Petrobras Transporte S.A (Transpetro) a elevar temporariamente seu limite de endividamento, em até R$ 5,6 bilhões, para contratar operação de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Essa matéria chegou a entrar em pauta no esforço concentrado desta semana, mas, por falta de acordo entre as lideranças partidárias, teve sua votação adiada. O empréstimo tem o objetivo de financiar o programa de modernização e expansão da frota naval brasileira, iniciativa destinada a aliviar a crise vivida pelo setor.

Aguarda ainda votação, em segundo turno, substitutivo a proposta de emenda à Constituição (PEC 64/99) que torna obrigatório o comparecimento do presidente da República ao Congresso Nacional na abertura da sessão legislativa para apresentar, pessoalmente, sua mensagem e seu plano de governo aos parlamentares. Já a PEC 30/02, que estabelece ressalva à inelegibilidade de substitutos eventuais de presidente da República, governador e prefeito nos seis meses anteriores à eleição, será votada em primeiro turno.

Outras duas PECs foram incluídas na ordem do dia de quatro de setembro: a PEC 29/03, que determina que os objetivos relativos à ordem social passem a ser avaliados por meio de indicadores de responsabilidade social, e a PEC 57/05, que permite a apreciação dos vetos presidenciais separadamente pelo Senado e pela Câmara. As duas matérias aguardam a quinta e última sessão de discussão em primeiro turno.



04/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Terceira semana de esforço concentrado de votações começará dia 13 de setembro com pauta obstruída por MP

Senado faz esforço concentrado de votações

Sarney reúne Mesa do Senado para definir votações no esforço concentrado

Senado marca para setembro último esforço concentrado para votar matérias antes das eleições

Senado realizará novo 'esforço concentrado' no início de agosto

ACM FIXA ESFORÇO CONCENTRADO PARA CONCILIAR VOTAÇÕES E CAMPANHA ELEITORAL