Senado recebe exposição de crianças superdotadas do Distrito Federal
O auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, recebeu nesta quarta-feira (5) a exposiçãoBrasília é, faz e mostra talento, organizada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Distrito Federal, que é vinculado à Secretaria de Estado de Educação do DF. O evento marcou o aniversário de 31 anos do Programa de Atendimento ao Aluno com Altas Habilidades desenvolvido pelo Núcleo, e foi realizado no Senado a partir de requerimento do senador Adelmir Santana (DEM-DF).
Segundo Olzeni Ribeiro, coordenadora do Núcleo, a intenção é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos alunos. Foram apresentados diversos trabalhos, entre desenhos artísticos, peças de teatro e experimentos robóticos. Olzeni informou que o núcleo atende a 1.240 alunos de todo o DF, e que a intenção é aumentar esse número, segundo ela, grande parte dos superdotados ainda não recebe o acompanhamento adequado.
- Só uma secretaria não pode dar conta de todo o investimento necessário, precisamos da participação da sociedade. O evento tem como intenção mostrar que nós precisamos de ajuda para desenvolver as habilidades dos alunos - disse Olzeni, que entende que essas crianças precisam ser inseridas em universidades e centros de pesquisa mais cedo que as demais.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) compareceu à exposição, e afirmou que já encaminhou o pedido de realização de uma audiência pública, em março do ano que vem, para discutir o tratamento reservado aos superdotados no Brasil.
- Se Einstein não tivesse desenvolvido o talento para a matemática na 1ª infância, ele provavelmente não teria virado o gênio que nós conhecemos - disse o senador, ao pedir mais atenção a esses alunos.
Criança superdotada, na definição utilizada pela Secretaria de Estado de Educação do DF, é aquela que apresenta três requisitos: habilidades intelectuais acima da média, avaliadas por um teste de quociente de inteligência (QI); criatividade e interesse específico por alguma área do conhecimento. Quando o aluno possui essas três características, ele é encaminhado ao programa de atendimento a alunos superdotados, que atende a crianças da rede pública e privada.
05/12/2007
Agência Senado
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