Senado reduz exigências para quem conduz trailers e motor-casas



O Senado decidiu nesta terça-feira (18) modificar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e reduzir as exigências para quem conduz trailers e motor-casas. Conforme projeto de autoria do senador Romero Jucá (PSDB-RR), passa a ser exigida a categoria B (requerida na condução de veículos leves) para os condutores de motor-casas cujo peso ultrapasse 6 toneladas e não exceda oito lugares. Atualmente o CTB exige habilitação na categoria D para esses motoristas, a mesma para quem dirige profissionalmente ônibus em linhas urbanas e interestaduais.

Para os condutores de trailers, o projeto libera as categorias B, C e E, com gradação conforme o peso e número de lugares disponíveis. O CTB em vigor exige habilitação na categoria E, a mesma dos condutores de carretas.

A categoria E só vai ser exigida se o trailer pesar mais de 6 toneladas, ou se a lotação exceder oito lugares. A medida vai beneficiar turistas que rebocam trailers, pois eles poderão tracionar esses veículos com habilitação até na categoria B, uma vez que a grande maioria deles tem peso inferior a 3 toneladas.

Aprovado em votação simbólica, o projeto ainda volta ao Plenário para ser votado em turno suplementar.



18/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas novas regras para a condução de 'trailers' e 'motor-casas'

Senado aprova novas regras para a condução de 'trailers'

Jefferson Péres quer mais exigências para quem se candidatar a cargo eletivo

Mesa conduz atividade política e legislativa do Senado

Senado desburocratiza exigências para concessão de empréstimos

PROJETO DE DUTRA REDUZ JORNADA DE QUEM TRABALHA EM SUBSOLO