Senado rejeita indicação para Agência Nacional do Petróleo



O Plenário do Senado rejeitou nesta terça-feira (24) a indicação, feita pelo presidente da República, do engenheiro Luiz Alfredo Salomão para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A rejeição constitui fato inédito na história da Casa - jamais o Senado havia deixado de aprovar um nome proposto pelo Executivo para qualquer um dos cargos cuja indicação deva ser submetida à decisão dos senadores.

Com a decisão, tomada por 40 votos a 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá que enviar uma nova mensagem ao Senado, indicando outra pessoa para a direção do órgão, que é encarregado da regulação, da contratação e da fiscalização das atividades econômicas da indústria do petróleo.

A indicação de Salomão para a ANP foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) no dia 13 de maio. A decisão do Plenário surpreendeu os senadores dos partidos do governo.

- Não consigo atinar as razões desta decisão. Ainda mais se tratando de homem de competência e honradez reconhecidas. Realmente, não dá para entender - comentou o senador Roberto Saturnino (PT-RJ).

Luiz Alfredo Salomão foi deputado por dois mandatos pelo PDT do Rio de Janeiro. Atualmente, é filiado ao PT.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado rejeita indicação de Nicolao Dino para o Conselho Nacional do Ministério Público

SENADO VOTA NA QUARTA PROJETO DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO

CI analisa nomes para a Agência Nacional do Petróleo

Planejamento autoriza concurso para a Agência Nacional do Petróleo

CONGRESSO APROVA R$ 124 MILHÕES PARA AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

CAS vota indicação para a Agência Nacional de Saúde