Senado requer suspensão de liminar que interrompeu depoimento de caseiro



O advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, apresentou nesta segunda-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de suspensão de segurança para tornar sem efeito a liminar que impediu a continuidade do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa - o Nildo - à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, na semana passada. Com uma eventual suspensão da liminar, disse Cascais, a CPI dos Bingos ficará "sem entraves" para dar prosseguimento ao depoimento do caseiro - decisão que ficará a critério dos integrantes da comissão.

De acordo com o advogado-geral do Senado, não há prazo determinado para o julgamento da petição, elaborada pela Advocacia-Geral do Senado a pedido do presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), com o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Esse tipo de pedido é julgado pelo próprio presidente do STF.A liminar que suspendeu o depoimento de Nildo à CPI dos Bingos foi concedida pelo ministro do STF Cezar Peluso em decisão sobre mandado de segurança impetrado pelo senador Tião Viana (PT-AC) sob a alegação de que a comissão estaria investigando episódios sem correlação com o fato determinado que justificou a criação da CPI.

Em seu depoimento, realizado na última quinta-feira (16), Costa assegurou à CPI dos Bingos que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e ex-assessores dele quando era prefeito de Ribeirão Preto (SP) seriam freqüentadores de uma mansão, localizada no Lago Sul, em Brasília, na qual teriam acontecido "festas, churrascos e partilha de dinheiro".

- É uma competência dos presidentes de tribunal suspender decisões liminares concedidas em mandados de segurança que atentem contra a ordem pública, que seria, nesse caso, o descumprimento frontal da Constituição, que garante ao Congresso Nacional e a qualquer de suas comissões ouvir qualquer autoridade e cidadão - disse Cascais.



20/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Advocacia do Senado vai tentar derrubar liminar que impediu depoimento de caseiro

Suspensão de depoimento do caseiro constrange Senado, diz Lúcia Vânia

STF mantém suspensão do depoimento de caseiro

Caseiro deverá prestar depoimento à Corregedoria do Senado

Senado entra com mandado de segurança para retomar depoimento de caseiro

STF concede liminar e depoimento de Cachoeira é adiado