Suspensão de depoimento do caseiro constrange Senado, diz Lúcia Vânia



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) avaliou que o Senado passou por uma situação "no mínimo constrangedora" ao receber, nesta quinta-feira (16), a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa à CPI dos Bingos. Ao mesmo tempo em que considerou "irretocável" a decisão do presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB), de acolher a decisão judicial, disse que o episódio demonstrou a "fragilidade e incapacidade" do atual governo de se confrontar com fatos que possam prejudicá-lo.

- O Senado precisa manter sua independência e cumprir seu dever de legislar e apurar fatos que comprometem a Nação - sustentou, elogiando a iniciativa de Efraim de buscar meios jurídicos de prosseguir com a investigação das denúncias contra o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e seus ex-assessores na prefeitura de Ribeirão Preto.

As críticas da tucana também se voltaram para a política habitacional do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O alvo foi o "pacote de bondades" lançado em fevereiro passado e estruturado nas seguintes ações: crédito imobiliário para a classe média, ampliação de recursos para a habitação social e desoneração de materiais de construção.

Segundo adiantou, essas iniciativas vêm sendo atacadas por especialistas do setor, que apontaram a exclusão da população com renda de até três salários mínimos desses benefícios e observaram que a desoneração dos materiais de construção só vai reduzir em 1,2% o valor final dos imóveis. Embora não tenham participado da elaboração dessas medidas, Lúcia Vânia avisa que estados e municípios terão de arcar parcialmente com os benefícios habitacionais oferecidos pela União.

Homenagem

Lúcia Vânia também comentou elogios da jornalista Tereza Cruvinel, na coluna Panorama Político no jornal O Globo, ao diretor-executivo da Rede Sarah de Hospitais, o médico Aloyzio Campos da Paz Júnior, por ter sua trajetória profissional incluída em livro sobre a estória da cirurgia ortopédica no mundo. A parlamentar destacou, em seguida, a escolha da ministra Ellen Gracie para a presidência do STF no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.



17/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado requer suspensão de liminar que interrompeu depoimento de caseiro

STF mantém suspensão do depoimento de caseiro

Caseiro deverá prestar depoimento à Corregedoria do Senado

Senado entra com mandado de segurança para retomar depoimento de caseiro

Advocacia do Senado vai tentar derrubar liminar que impediu depoimento de caseiro

Lúcia Vânia lembra aniversário da TV Senado