STF mantém suspensão do depoimento de caseiro
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, decidiu manter, no início da noite desta segunda-feira (20), a suspensão do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa, o Nildo, à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos. No início do dia, a Advocacia Geral do Senado Federal havia enviado ao STF um pedido de suspensão para tornar sem efeito a liminar que impediu a continuidade do depoimento do caseiro na semana passada.
O recurso ao STF, elaborado pela Advocacia-Geral do Senado, havia sido solicitado pelo presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), com o apoio do presidente da Casa, Renan Calheiros. A liminar que suspendeu o depoimento de Nildo à CPI dos Bingos tinha sido concedida pelo ministro do STF, Cezar Peluso, em resposta a mandado de segurança impetrado pelo senador Tião Viana (PT-AC). Viana argumentou, na ocasião, que a CPI estaria investigando episódios sem correlação com o fato determinado que justificou a sua criação, referindo-se às denúncias que vinculam o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, com a chamada "República de Ribeirão Preto".
No recurso, a CPI dos Bingos sustentou que a decisão do ministro Peluso não foi devidamente fundamentada e, ainda, que causava impedimento do exercício de atividade parlamentar e afetava a integridade dos trabalhos.
O advogado-geral adjunto do Senado, Shalom Granado, disse à Agência Senado, no início da noite desta segunda (20) que alternativas serão analisadas pela Casa para resolver o impasse jurídico. Entretanto, Shalom considera improvável que novas iniciativas de recursos tenham sucesso, em virtude de o Supremo normalmente não acatar recurso contra decisão concessiva de mandado de segurança.
(Com informações da Agência de Notícias do STF)
20/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado requer suspensão de liminar que interrompeu depoimento de caseiro
Suspensão de depoimento do caseiro constrange Senado, diz Lúcia Vânia
Caseiro deverá prestar depoimento à Corregedoria do Senado
Senado entra com mandado de segurança para retomar depoimento de caseiro
Advocacia do Senado vai tentar derrubar liminar que impediu depoimento de caseiro
CPI mantém depoimento de funcionário do Flamengo acusado de pedofilia