Senado solicita ao TCU auditoria no Sistema S



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (30) requerimento do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) solicitando ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de auditorias nas entidades componentes do Sistema S: Sesi, Senai, Sesc, Sest, Senat, Senar, Sescoop, ABDI, Apex e Sebrae. As auditorias pedidas são referentes às gestões dos exercícios de 2008, 2009 e 2010.

Em pronunciamentos em Plenário, Ataídes tem cobrado insistentemente transparência na aplicação de recursos públicos no Sistema S. Entre as críticas do senador está o fato de que, apesar de receberem dinheiro do governo para qualificação de trabalhadores, os cursos oferecidos pelo sistema são cobrados.

De acordo com o requerimento (RQS 1058/11), as auditorias devem abranger análises de itens como balanços patrimoniais; receitas arrecadadas via INSS e Receita Federal; despesas com publicidade e eventos; transferências de recursos; folha de pagamento; e quantidade de pessoas atendidas.

O Plenário também aprovou requerimento em que Ataídes Oliveira pede informações ao TCU sobre fiscalizações e auditorias realizadas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos anos de 2008, 2009 e 2010 (RQS 1064/11).



30/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova requerimento que solicita auditoria do TCU nas loterias da Caixa

CFC solicita auditoria nas obras da sede do TST

Jucá elogia auditoria do TCU sobre sistema viário

Alcântara solicita R$ 1,3 milhão para recuperar sistema de acesso a Fortaleza

Rollemberg quer auditoria no sistema de transporte público do Distrito Federal

CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro