SENADO VOTA AMANHÃ (DIA 4) LEI DE DIREITOS AUTORAIS



O plenário do Senado vota amanhã (dia 4), em regime de urgência decidido por acordo das lideranças, o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado que altera a lei que regula os direitos autorais. A matéria foi apreciada hoje (dia 3) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que, sob presidência do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), acatou o parecer do relator, senador Romeu Tuma (PFL-SP). Oparecer deixou de acolher os artigos 36, 37 e 38 da matéria, por entender que os três artigos contemplariam mais os direitos do empregador do que os direitos do autor.

De acordo com o substitutivo, o autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica. A aquisição do original de uma obra, ou de exemplar, não confere ao adquirente qualquer dos direitos patrimoniais do autor, salvo convenção em contrário entre as partes e os casos previstos na lei.

Romeu Tuma lembra em seu parecer que esse projeto de lei é de autoria do "saudoso" senador Luiz Viana Filho e tem como objetivo alterar, atualizar e consolidar a legislação sobre direito autoral. A proposta fora aprovada no Senado, com emendas, e depois enviada à apreciação da Câmara, onde recebeu substitutivo que, segundo o relator, "embora tenha mantido a intenção, inseriu modificações à proposta original, ora acrescentando dispositivos, ora modificando o teor de muitos deles".



03/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ ANALISA AMANHÃ (DIA 3) PROJETO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

LEIS DOS DIREITOS AUTORAIS E DA REGIÃO INTEGRADA DO DF SERÃO SANCIONADAS AMANHÃ

Vídeo | Aloysio Nunes diz que não vota direitos autorais 'no escuro'

Projeto do Senado sobre direitos autorais vira lei

SENADO ATUALIZA LEGISLAÇÃO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Senado analisa projeto que reconhece direitos autorais da ABNT