Senado vota imposto sobre serviços



O Senado realiza nesta terça-feira (8), às 14h30, sessão plenária não deliberativa, destinada a comunicações da Mesa e a pronunciamentos dos senadores, tendo como primeiro inscrito o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Na quarta-feira (9), no mesmo horário, os senadores vão votar substitutivo da Câmara a projeto de lei do Senado que trata do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal (DF), de autoria do então senador Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com esse substitutivo, o fato gerador do imposto são os serviços constantes de uma lista anexada à proposição, mesmo na hipótese de não constituírem atividade preponderante do prestador, independentemente da denominação dada ao serviço. O texto determina também que o imposto incide sobre serviços provenientes do exterior ou cuja prestação se tenha iniciado fora do país, bem como sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente com autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.

Também na quarta-feira, os senadores votam duas mensagens do Executivo com indicação de Marcelo Andrade de Moraes Jardim para o cargo de embaixador na Polônia e de Carlos Augusto Rego Santos Neves para o cargo de embaixador no Cazaquistão. Carlos Augusto já é embaixador do Brasil na Rússia e deverá acumular os dois cargos.

Na mesma sessão, será votado projeto de decreto legislativo que aprova o texto do Acordo sobre Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos Especiais e de Serviço, celebrado entre os países de Língua Portuguesa em julho de 2000, além de requerimento solicitando a tramitação conjunta de matérias com o mesmo teor e que já estão apensadas.

Na quinta-feira (10), a sessão também será às 14h30, mas a pauta ainda está sendo decidida pela Mesa do Senado. Na sexta-feira, às 9h, haverá sessão não deliberativa.



07/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota mudança no Imposto sobre Serviços

CAE aprova reforma do Imposto sobre Serviços

CAE aprova mudança no Imposto sobre Serviços

CAE retoma discussão da reforma do Imposto sobre Serviços

Aprovado substitutivo da lei que atualiza o Imposto sobre Serviços

SENADO VOTA REVISÃO DO IMPOSTO DE RENDA DE AUTORIDADES PÚBLICAS