Senado vota nesta quarta-feira projeto que cria concurso público para Cortes de Contas



O Senado vota, em primeiro turno, na sessão desta quarta-feira (dia 27), às 10h, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia as modalidades de nomeação para os Tribunais de Contas de estados, Distrito Federal e municípios a fim de abrigar a possibilidade de preenchimento das vagas de conselheiros por meio de concurso público.

O primeiro signatário da PEC, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), argumenta que o concurso público já é utilizado para ingresso nas carreiras da magistratura e do Ministério Público, sendo portanto desejável que o critério possa ser estendido aos Tribunais de Contas, para garantir mais impessoalidade e moralidade no preenchimento das vagas.

Também nesta quarta-feira, os senadores examinarão projeto de Álvaro Dias modificando a alíquota do ICMS. O projeto apresenta duas novidades importantes: a primeira, o estabelecimento do princípio do destino nas operações e prestações interestaduais sujeitas ao ICMS, nas quais a alíquota passaria a ser de 0%. A outra novidade é a fixação de uma alíquota mínima para as operações e prestações internas, que seria de 12% sem qualquer exceção em relação à mercadoria ou serviço. O objetivo do projeto é dar um basta à guerra fiscal, de acordo com o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Roberto Saturnino (PSB-RJ).

O plenário analisará ainda projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que permite aos hospitais universitários cobrarem pelas internações hospitalares em até 25% dos seus leitos. Os recursos obtidos deverão ser usados integralmente na manutenção do hospital e na melhoria das condições de atendimento.

Também constam da pauta dois acordos internacionais: um entre o Brasil e a Bolívia sobre a transferência de condenados entre os dois países e o outro, firmado com a Romênia, de cooperação no combate à produção e ao tráfico ilícito de entorpecentes e substâncias psicotrópicas.

Os senadores apreciam ainda mensagem do Executivo indicando Flávio Moreira Saphra para exercer, cumulativamente, as funções de embaixador do Brasil junto aos Emirados Árabes e ao estado do Catar; projeto de resolução que dispõe sobre o valor da pensão para dependentes do segurado do extinto Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC) e projetos de decreto legislativo autorizando a renovação da concessão da Rádio Educadora de Limeira, em Limeira (SP), e concedendo autorização para a Associação de Comunicação e Cultura Liberdade para executar o serviço de radiodifusão comunitária em Jaíba (MG).

26/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS VOTA NESTA QUARTA-FEIRA PROJETO QUE CRIA A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Senado discute concurso para Cortes de Contas

PEC cria concurso público para tribunais de contas

Garibaldi recebe nesta quarta-feira editais do concurso para o Senado

CONGRESSO VOTA NESTA QUARTA-FEIRA PROJETO DE ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA 2000

CONGRESSO VOTA NESTA QUARTA-FEIRA PROJETO DE ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA 2000