Senado discute concurso para Cortes de Contas



Transcorreu, nesta quinta-feira (dia 21), o terceiro dia de discussão da proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia as modalidades de nomeação dos Tribunais de Contas de Estados, Distrito Federal e Municípios para abrigar a possibilidade de preenchimento das vagas de conselheiros mediante concurso público.

O primeiro signatário da PEC, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), lembrou que o concurso público já é utilizado para ingresso nas carreiras da magistratura e do Ministério Público, sendo portanto desejável que o critério possa ser estendido aos Tribunais de Contas, para garantir mais impessoalidade e moralidade no preenchimento das vagas.

Para o relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Jefferson Péres (PDT-AM), a proposta mostra-se conveniente e oportuna. Ele lembrou os muitos escândalos que surgiram em relação ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo, nas administrações Maluf e Pitta, com remuneração abusiva de conselheiros e servidores, "para muitos um verdadeiro desperdício de dinheiro público". E disse que a PEC permite, pelo menos, a parcial reestruturação das Cortes de Contas estaduais e municipais, "especialmente com a adoção de critérios de provimento que assegurem maior isenção e independência a seus membros."

21/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota nesta quarta-feira projeto que cria concurso público para Cortes de Contas

Senado discute proposta de concurso público para membros dos Tribunais de Contas

Senado decide sobre concurso para Tribunais de Contas

Senado aprova emenda que prevê concurso público para tribunais de contas

Senado discute criação de concursos públicos para tribunais de contas

Senado discute comparecimento anual de agentes públicos para prestação de contas