Senado vota projeto que homenageia as APAEs



O Senado vota nesta terça-feira (dia 29) projeto oriundo da Câmara instituindo o dia 11 de dezembro como o Dia Nacional das APAEs (Associações de Pais e Amigos de Excepcionais). O objetivo do projeto é homenagear a organização de pais e amigos de portadores de deficiência, cuja luta propiciou ao Brasil ter hoje 1.600 APAEs, desenvolvendo trabalho destinado a oferecer qualidade de vida e dignidade a esse grupo populacional.

Relator da matéria no Senado, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) disse que essas entidades têm desenvolvido grandes esforços no sentido de sensibilizar autoridades, governo e sociedade para a necessidade de inserir portadores de deficiência no seu cotidiano familiar, social, político e econômico. Movimento pioneiro no trabalho com excepcionais, a primeira APAE foi organizada em 1954, no Rio de Janeiro, instalando-se em Brasília, já como federação, a partir de 1964.

Também nesta terça-feira, o Senado vota o texto do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta celebrado entre o Brasil e Portugal, na cidade de Porto Seguro, em 22 de abril de 2000, quando foram comemorados os 500 anos do descobrimento do país. Vota ainda decretos legislativos relativos a cinco emissoras de rádio.

28/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado institui 11 de dezembro como o Dia Nacional das Apaes

Paim manifesta apoio às Apaes no projeto do Plano Nacional de Educação

CE tentará rever veto de Lula a projeto que beneficia Apaes e Pestalozzi

SENADO HOMENAGEIA BIBLIOTECÁRIOS VOTANDO PROJETO

Senado vota projeto que flexibiliza CLT

Senado aprova projeto que homenageia Frei Galvão