Senado vota projeto que flexibiliza CLT
Em regime de urgência, o Senado vota na terça-feira (2) projeto alterando a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para estabelecer que as condições de trabalho ajustadas mediante negociação coletiva prevalecem sobre o disposto na legislação ordinária, desde que respeitados os direitos trabalhistas consagrados na Constituição.
Ao enviar o projeto ao Congresso, o governo considerou que, no ambiente democrático do país, o diálogo social, no qual se insere essa negociação coletiva, é de valor fundamental. A mensagem do Executivo também afirma que, aprovado o projeto, os próprios trabalhadores decidirão, de comum acordo e livremente, se a lei deverá ou não prevalecer sobre seus acordos.
No mesmo dia, o Senado decide se suspende a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de estabelecer que as alianças partidárias para as eleições presidenciais e estaduais deste ano só serão possíveis se estiverem vinculadas entre si. De autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), se for aprovado, o projeto de decreto legislativo que trata das coligações eleitorais seguirá para a deliberação da Câmara dos Deputados.
O Senado vota também projeto definindo a responsabilidade pelo transporte escolar na rede pública de ensino. Pelo texto, caberá ao estado assumir o transporte dos alunos da rede estadual, enquanto os municípios serão responsáveis pela condução dos alunos da rede municipal.
Ainda na próxima semana, o Senado vota proposta de emenda à Constituição do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que institui um fundo para a revitalização do Rio São Francisco. E deve votar três propostas destinadas a reduzir o recesso parlamentar e acabar com o excesso de convocações extraordinárias do Congresso. As propostas são iniciativas do ex-senador Jader Barbalho e dos senadores Paulo Hartung (PSB-ES) e Maguito Vilela (PMDB-GO).
27/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCT vota projeto que flexibiliza regras para alcance de rádios comunitárias
Dutra condena projeto que flexibiliza a CLT
Jefferson Péres defende retirada de projeto que flexibiliza a CLT
Aprovado projeto que flexibiliza Lei de Responsabilidade Fiscal em 2009
Aprovado projeto que flexibiliza Lei de Responsabilidade Fiscal em 2009
CAS aprova projeto que flexibiliza contratações em empresas de segurança