SENADOR APÓIA PROIBIÇÃO DE CRIANÇAS EM LAÇOS DE FAMÍLIA



O senador Bello Parga (PFL-MA) cobrou hoje (dia 01) uma posição do Congresso Nacional nos desdobramentos do episódio da proibição, pela Justiça, da participação de menores no elenco da novela Laços de Família, da TV Globo.

- O assunto vem mobilizando a opinião pública, mas não tem recebido a devida atenção do Congresso - alertou Parga.

O senador ocupou a tribuna para prestar solidariedade ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio de Pádua Ribeiro, que manteve a proibição ao negar pedido da emissora de concessão de liminar suspendendo a decisão do Tribunal de Justiça do Rio.

Para Pádua Ribeiro, o juiz fluminense tem razão ao considerar que a exibição de cenas de forte conteúdo erótico com a presença de crianças implicaria risco de danos à sociedade, como "a acentuada dissolução dos costumes e dos laços familiares e sociais".

O senador criticou a Rede Globo de Televisão por entender que a emissora mobiliza seu poderoso poder de pressão contra a decisão judicial, sob o pretexto de que a decisão judicial de mudança do horário da novela, e a proibição da participação de menores, representam o "ressurgimento da cabeça da hidra da censura".

Bello Parga também leu artigo do jornalista Alberto Dines, Eppure se muove, publicado na véspera pelo Jornal do Brasil, no qual o articulista, entre outras coisas, critica a posição do presidente da República em relação à proibição judicial:

"E quando parecia que algo moveu-se nesse imenso mar de sargaços, o que faz o excelentíssimo senhor presidente da República? Vai pessoalmente à casa do Big Brother para colocar um band-aid na primeira grande cacetada que levou da opinião pública", afirma Dines, com quem o orador disse concordar.

Bello Parga também manifestou a convicção de que a firmeza do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, ao manter a proibição que impede a participação de crianças na novela, contribua para "a defesa da ética e da moral, que sempre foram nossos valores" - encerrou.

01/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Laços de família

Aprovada proibição da divulgação de seqüestro sem permissão da família

Jefferson Praia apóia proibição de 'pulseiras do sexo'

JEFFERSON APÓIA PROIBIÇÃO DE ASSENTAMENTO EM ÁREA FLORESTAL

CDH aprova sugestão de 'jovem senador' sobre proibição de sacolas plásticas no comércio

Eduardo Suplicy apoia plebiscito sobre proibição do comércio de armas