Senador apresenta versão de ACM sobre doação para campanha de Fernando Henrique



O senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA) ratificou em Plenário nesta terça-feira (2) a informação de que o ex-senador e controlador do Banco Bamerindus, José Eduardo Andrade Vieira, colocou R$ 5 milhões e um avião à disposição da campanha do então candidato a presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1994. A informação veio a público em entrevista do ex-senador Antonio Carlos Magalhães ao jornalista Bóris Casoy e foi refutada na semana passada pelo líder do governo no Senado, Artur da Távola (PSDB-RJ).

Antonio Carlos Magalhães disse que a oferta foi feita em reunião na residência de Andrade Vieira, em que estiveram presentes de "seis a oito pessoas". Antonio Carlos Júnior levantou a hipótese de que o ex-banqueiro pretenda negar o episódio temendo ter cometido crime eleitoral, o que, segundo o senador, não se justifica, uma vez que o fato já estaria prescrito. O senador baiano considera que a denúncia deve ser investigada.

- Se for do interesse público, e entendo que é, que se investigue mais a fundo o assunto, que se averigúem inclusive contas bancárias. O ex-senador Antonio Carlos Magalhães se dispõe a um conversa direta com Andrade Vieira. O evidente constrangimento que a iniciativa poderia causar certamente seria compensado pelo definitivo esclarecimento da verdade - disse Antonio Carlos Júnior.



02/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO QUESTIONA DOAÇÕES DA CAMPANHA DE FERNANDO HENRIQUE

Lauro Campos: declaração de Fernando Henrique sobre FMI é incoerente

Matusalém repercute avaliação de Fernando Henrique sobre Plano Real

Suplicy indaga sobre nível de informação do presidente Fernando Henrique

Fernando Henrique será chamado a falar sobre descriminalização do uso de drogas

Fernando Henrique será convidado a falar sobre descriminalização do uso de drogas