Senadores aplaudem acordo com governo sobre mudanças no setor de transportes



Senadores integrantes da bancada das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se disseram satisfeitos com o acordo firmado com o Ministério dos Transportes, durante reunião da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), em torno do projeto da Câmara que reestrutura o setor federal de transportes, criando o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes.

Enquanto o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) disse acreditar que esse acordo assegura recursos para a conclusão da Ferrovia Norte Sul, o senador Bello Parga (PFL-MA) destacou a importância do consenso entre o Legislativo e o Executivo em torno da questão. Embora não tenha considerado essa solução "ideal, mas a possível no momento", o senador Ricardo Santos (PSDB-ES) disse esperar que o governo cumpra com o compromisso de incluir as propostas parlamentares no decreto de regulamentação da nova lei.

O líder interino do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), intermediador da negociação, afirmou que as mudanças aprovadas irão contribuir para tornar o setor de transportes "mais atuante e menos oneroso". Compartilham desse sentimento o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) e o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO), que destacou a qualidade do substitutivo da Câmara e considerou justas as reivindicações do Senado.

Apesar de ratificarem o parecer favorável do relator, senador Nabor Júnior (PMDB-AC), os senadores Siqueira Campos (PFL-TO), Paulo Souto (PFL-BA), Alberto Silva (PMDB-PI) e Geraldo Cândido (PT-RJ) protestaram contra a premência de tempo para análise da matéria no Senado. "Essa benevolência não pode ser regra e servir de argumento para que não nos detenhamos na análise de questões importantes", advertiu Eduardo Siqueira Campos.

O presidente da CI, senador José Alencar (PMDB-MG), também ressaltou a competência do deputado Eliseu Resende (PFL-MG), relator do projeto na Câmara, e a qualidade do seu substitutivo. "Esse projeto pretende ajustar o Brasil às exigências do mercado internacional, possibilitando a redução dos custos de transportes para baratear as importações e tornar nossos produtos mais competitivos no exterior", disse.

25/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aplaudem acordo firmado por Garibaldi com Chinaglia para trâmite de MPs

Governo e setor privado divergem quanto a mudanças na legislação sobre o petróleo

Senadores defendem novo modelo para o setor de transportes no Brasil

Senadores discutem impacto de mudanças climáticas no setor agropecuário

Senadores aplaudem Maurício Corrêa, que se aposenta no STF

Senadores aplaudem lançamento de pacto pela infância