SENADORES APÓIAM DISCURSO DE REQUIÃO SOBRE GRUPO ABRIL



Oito senadores fizeram apartes apoiando o discurso do senador Roberto Requião (PMDB-PR) no qual anunciou que apresentará requerimento à Receita Federal pedindo informações sobre o Grupo Abril. O senador Osmar Dias (PSDB-PR) disse ter aconselhado Requião, "como amigo", a parar com os ataques contra a revista Veja, e destacou o trabalho sério desenvolvido pelo senador no governo do Paraná.
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse que, muitas vezes, ao se ler reportagens acusando políticos e ao ouvir a defesa dos parlamentares "ficamos sem saber quem tem razão". Mas afirmou que Requião apresenta "a indignação do inocente". A senadora Marina Silva (PT-AC) concordou, dizendo que "a expressão de indignação do inocente" estava estampada no rosto de Requião na foto publicada pelo Jornal do Senado quando o senador fez o primeiro discurso sobre o assunto. Para a senadora, Requião apresenta muita coragem ao afirmar que não fará acordo com o Grupo Abril.
- Essa coragem tem base na inocência. Nos podem tirar tudo, menos a nossa ética - afirmou.
O senador Tião Viana (PT-AC) expressou admiração e respeito por Roberto Requião, a quem disse considerar como uma referência. Tião disse ter sido vítima, em 1994, da publicação de reportagem caluniosa informando que até hoje o processo não foi concluído.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que os homens públicos "estão numa vitrine" mas defendeu a necessidade de um lei garantir o direito a esclarecimento. - Requião é um homem íntegro, até seus inimigos reconhecem isso - afirmou, lembrando que as pessoas acusadas precisam ser ouvidas nas reportagens.
A senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que a própria vida de Requião é a sua defesa e destacou a importância de trazer-se o assunto à tona, por instigar o debate no Congresso Nacional. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) expressou sua solidariedade, destacando o comportamento exemplar de Requião.
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) disse que Roberto Requião é um exemplo de como as pessoas não podem perder a capacidade de indignação. Tanto Requião quanto Pedro Simon destacaram a importância da TV Senado para divulgar as respostas a reportagens consideradas bpor eles incorretas.

07/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO REQUER INFORMAÇÕES À RECEITA SOBRE O GRUPO ABRIL

REQUIÃO INDAGA AO PROCURADOR-GERAL SOBRE RESULTADOS DA CPI DO GRUPO ABRIL

Requião, Iris e Mauro Miranda apóiam discurso de Maguito

Senadores apóiam discurso de Jader

Senadores apóiam discurso de Renan contra decisão do TSE

Senadores apoiam discurso de Jarbas e defendem medidas de combate à corrupção