Senadores aprovam convenção contra substância tóxica usada em navios



Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (15), em votação simbólica, o texto de convenção da Organização Marítima Internacional que objetiva evitar o uso de compostos de organoestanhos em sistemas anti-incrustantes dos navios. Trata-se de uma substância tóxica usada em cascos de navios para impedir a propagação de organismos que os danificam. A substância pode contaminar frutos do mar e prejudicar a saúde de quem consome esses produtos. A matéria (PDS 31/10) segue para promulgação.

A convenção dá consequência prática a uma recomendação da Agenda 21, adotada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992. Na ocasião, todos os países foram conclamados a tomar providências contra a poluição dos compostos de organoestanhos.

O texto da convenção reconhece a importância dos anti-incrustantes para prevenção do acúmulo de organismos, como as cracas, na superfície de navios, mas reflete a preocupação com o desenvolvimento de sistemas eficazes e ambientalmente seguros.



15/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contra substância tóxica usada em navios, convenção ajuda a preservar a saúde e o meio ambiente

USP: Substância extraída do veneno da cascavel pode ser usada para tratar dor de câncer

Senadores aprovam texto de convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência

Senadores aprovam Voto de Repúdio contra o "mensalão"

Senadores aprovam voto de repúdio contra declarações de ganhador do Nobel de Medicina

Planta brasileira pode ser usada contra veneno da surucucu, diz pesquisa