Senadores aprovam instalação de ZPE em Goiânia



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quinta-feira (29), parecer favorável a projeto de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que autoriza o Poder Executivo a criar Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Goiânia. O senador lembra, em defesa da proposta, que as ZPEs podem transformar-se em instrumentos para reduzir as desigualdades regionais.

Marconi Perillo argumenta, ao justificar o projeto (PLS 729/07), que o estado já demonstrou capacidade de inserção no mercado internacional. Como exemplo dessa vocação, cita o Pólo Farmoquímico de Goiás, onde ocorre uma das maiores concentrações de laboratórios para a produção de medicamentos genéricos do Brasil, com 21 empresas do setor criando 4,5 mil empregos diretos.

No parecer pela aprovação da matéria, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) afirmou que, nos últimos anos, se formou na região da grande Goiânia um dos maiores pólos de produção de roupa, como também de móveis e de calçados. Dessa forma, a cidade transformou-se um centro da moda e do design, disse o relator.

Durante a discussão do projeto, o senador Gim Argello (PTB-DF) lembrou que a CDR já aprovou mais de 30 projetos de criação de zonas de exportação. Ele disse que, na próxima semana, deverá ser votada pelo Senado proposta do senador José Sarney (PMDB-AP) para a regulamentação das ZPEs.

Gil Argello argumentou que a China já instituiu 2.100 ZPEs, demonstrando assim a importância desse instrumento no crescimento econômico do país. Lembrou ainda que os Estados Unidos têm 670 dessas zonas de exportação e que 90 países do mundo criaram modelos diferenciados de ZPEs. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e o senador Jayme Campos (DEM-MT) ressaltaram a necessidade de transformar os projetos de ZPEs em realidade.

Convite

Ao abrir a reunião, o vice-presidente da CDR, senador Adelmir Santana (DEM-DF), informou sobre convite do Serviço Social do Comércio (Sesc) aos senadores da comissão para uma visita à estância ecológica do Sesc, localizada no Pantanal Mato-grossense, de 6 a 8 de junho. O objetivo da visita, segundo o senador, é debater o impacto dos problemas ecológicos nas atividades do setor do turismo.



29/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES APROVAM A "LEI PELÉ"

Senadores aprovam fim da imunidade

Senadores aprovam ampliação do Pronatec

SENADORES APROVAM NOVOS EMBAIXADORES

Senadores aprovam 'Projeto dos Sacoleiros'

Senadores aprovam Lei de Incentivo ao Esporte