Senadores aprovam projeto que acelera ações judiciais trabalhistas
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei (PLC 105/06) que pretende tornar mais rápidos os processos trabalhistas. A matéria altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dispor sobre o recurso de revista e criar incidente de uniformização de jurisprudência na Justiça do Trabalho. As quatro emendas apresentadas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) também foram aprovadas.
O projeto dá nova redação ao art. 896 da CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. O relator do projeto na CAS, senador Delcídio Amaral (PT-MS), afirmou que o projeto, encaminhado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), vai proporcionar mais celeridade à justiça trabalhista. A matéria volta para a Câmara dos Deputados.
A matéria foi aprovada pela CAS na manhã desta quarta por unanimidade. Pela legislação atual, disse Delcídio, o recurso de revista pode ser interposto para dirimir divergências entre os tribunais regionais em relação a leis estaduais, convenções e acordos coletivos, sentenças normativas e regulamentos de empresas que possuam aplicabilidade em área territorial mais ampla do que a competência dos Tribunais Regionais do Trabalho.
Em relação às divergências entre tribunais regionais quanto à interpretação de regulamento da empresa, de sentença normativa, de convenção ou acordo coletivo, disse Delcídio, o projeto determina que poderá ser suscitado incidente de uniformização de jurisprudência, a ser processado pela Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
De acordo com emenda apresentada pelo relator, somente será admitido o recurso de revista em causas trabalhistas com valor inferior a 60 salários mínimos, por contrariedade à súmula de jurisprudência uniforme do TST e violação direta da Constituição. Pela proposta original da Presidência da República, não caberia recurso de revista para causas com valor abaixo do referido.
20/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mutirão acelera ações judiciais em Juiz de Fora
Projeto desenvolvido em PE acelera processos judiciais
SANCIONADO PROJETO QUE AGILIZA AÇÕES TRABALHISTAS
Proposta de Arthur Virgílio acelera julgamento da constitucionalidade de processos judiciais
SENADO VOTA PROJETO QUE AGILIZA CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS EM AÇÕES TRABALHISTAS
Senadores aprovam 'Projeto dos Sacoleiros'