Senadores comemoram 45 anos de existência do Serpro



Os 45 anos de atuação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) serão comemorados em sessão especial do Senado, nesta quinta-feira (3), às 10h. O requerimento solicitando o evento é de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Criado no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei 4.516, o Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Conforme a instituição, seu objetivo é modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública, por meio da prestação de serviços em tecnologia da informação e comunicações.

O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Entre as várias soluções desenvolvidas com essas características, segundo a instituição, destacam-se a declaração do imposto de renda via internet (ReceitaNet), a nova carteira nacional de habilitação, o novo passaporte brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior do país (Siscomex).

A empresa também investe no desenvolvimento de soluções tecnológicas em software livre como política estratégica, para melhorar operações com recursos públicos, incentivar o compartilhamento de conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal, iniciativas do segmento acadêmico e da sociedade. Seus serviços em rede abrangem todo o país, e, com sistemas popularizados por siglas como Rais (Relação Anual de Informações Sociais), Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), registram um volume de transações on line superior a um bilhão.

De acordo com o Serpro, seu mercado de atuação é o de finanças públicas, composto pelo Ministério da Fazenda com suas secretarias e demais órgãos, correspondendo a 85,2% do volume de negócios da empresa. Outro segmento igualmente importante são as ações estruturadoras e integradoras da administração pública federal, cuja gestão e articulação competem ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Com sede em Brasília, o Serpro também está presente em outras nove capitais: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Nos demais estados, a empresa mantém escritórios de serviço. Atualmente, segundo informações da empresa, o Serpro tem dez mil empregados especializados em tecnologia da informação e também nas demais áreas de suporte. O ingresso aos quadros da empresa é feito por concurso público.



30/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram 40 anos da ECT

Senadores comemoram 90 anos de criação da OIT

Senadores comemoram os 25 anos do Diap

Senadores comemoram 15 anos do Plano Real

Senadores comemoram os 100 anos de criação de Anápolis (GO)

Senadores comemoram os 120 anos do 'Jornal do Brasil'