Senadores comemoram 90 anos de criação da OIT



Os 90 anos de criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) serão comemorados na quinta-feira (30), às 10h, em sessão especial do Senado. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Fundada em 1919 com objetivo de promover a justiça social, a OIT, com sede em Genebra (Suíça) e escritórios nos países membros, é a única entidade do sistema das Nações Unidas com estrutura tripartite, na qual representantes de empregadores, empregados e governo têm os mesmos direitos nas decisões adotadas.

Uma das funções mais importantes da OIT é o estabelecimento de normas internacionais de trabalho sob a forma de convenções ou recomendações para serem adotadas pelos países ou estados membros. No Brasil, a OIT existe desde 1950, época em que começou a desenvolver programas e atividades na área trabalhista, visando ao aperfeiçoamento das normas e relações do trabalho, estabelecimento de políticas e programas de emprego, formação profissional e proteção social.

Um dos projetos da OIT no Brasil, intitulado Trabalho Decente, oferece cooperação técnica aos programas prioritários e reformas sociais do governo, incluindo o Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, Fome Zero, Primeiro Emprego e outros programas governamentais e não governamentais de erradicação e prevenção do trabalho infantil. O Trabalho Decente também assessora tecnicamente programas de combate à exploração sexual de menores, promoção de igualdade de gênero e raça para a redução da pobreza, geração de empregos, fortalecimento do diálogo e proteção social.

A OIT foi criada pela Conferência de Paz, após a Primeira Guerra Mundial, e sua Constituição converteu-se na parte 13 do Tratado de Versalhes. Em 1944, após os efeitos da grande depressão ocorrida nos Estados Unidos, em 1929, e da Segunda Guerra Mundial, a OIT adotou a Declaração da Filadélfia como anexo da sua Constituição. Essa declaração antecipou e serviu de modelo para a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 1998, foi adotada a Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento. O documento é uma reafirmação universal da obrigação de respeitar, promover e tornar realidade os princípios estabelecidos pelas convenções fundamentais da OIT, ainda que não tenham sido ratificados pelos países membros.

Segundo os representantes da OIT, a entidade trabalha em torno de uma agenda social que assegure, dentro do processo de globalização, o equilíbrio entre objetivos de eficiência econômica e equidade social. Atualmente, conforme informações da entidade, a OIT conta com 182 países membros e seu orçamento é formado por contribuições desses governos, dispondo ainda do auxílio de países industrializados para programas e projetos especiais específicos.

Fatos que influenciaram a criação da OIT e dados sobre decisões da entidade:

* 1818 - O industrial inglês Rober Owsen solicita medidas protetoras para os trabalhadores e a formação de uma comissão social durante o Congresso da Santa Aliança, em Aguisgrán, Alemanha.
* 1831-1834 - Duas revoltas sucessivas dos operários das fábricas de seda de Lyon (os canuts) são sufocadas de maneira sangrenta.
* 1864 - Fundação da Primeira Internacional Operária em Londres.
* 1866 - O primeiro Congresso Internacional Operário reivindica uma legislação trabalhista internacional.
* 1867 - Publicação do primeiro volume de O Capital, de Karl Marx.
* 1883-1891 - Alemanha adota primeira legislação social na Europa.
* 1886 - 350 mil trabalhadores vão à greve em Chicago (EUA) reivindicando jornada de oito horas de trabalho, movimento que é brutalmente reprimido.
* 1889 - Fundação da Segunda Internacional em Paris.
* 1890 - Representantes de 14 países se reúnem em Berlim e formulam sugestões que influirão na legislação nacional em matéria trabalhista.
* 1900 - A Conferência de Paris cria a Associação Internacional para a Proteção dos Trabalhadores.
* 1914 - Começa a Primeira Guerra Mundial na Europa, impedindo a adoção de convenções na área social e trabalhista.
* 1919 - Nascimento da OIT, cuja primeira Conferência Internacional do Trabalho adota seis convenções. Uma delas estabelece oito horas diárias de trabalho e 48 horas semanais. Albert Thomas torna-se o primeiro Diretor-Geral da OIT.
* 1925 - Adoção de convenções e recomendações sobre seguridade social.
* 1930 - Uma nova convenção da OIT propõe a progressiva abolição do trabalho forçado e obrigatório.
* 1944 - A Declaração de Filadélfia reafirma os objetivos fundamentais da OIT.
* 1946 - A OIT converte-se no primeiro organismo especializado que se associa às Nações Unidas.
* 1948 - Eleição de David Morse como Diretor-Geral da OIT e adoção da Convenção 87, que trata de liberdade sindical e proteção do direito de sindicalização. Surge também o programa de mão-de-obra para a Europa, Ásia e América Latina.
* 1951 - Adoção da Convenção 100, sobre igualdade de remuneração. O conselho de administração da OIT cria um comitê para examinar reclamações sobre violações da liberdade sindical.
* 1952 - Adoção da Convenção 102, que trata de normas mínimas sobre seguridade social. Primeira revisão da Convenção sobre Proteção à Maternidade.
* 1957 - Adoção da Convenção 105, que prega a abolição do trabalho forçado em todas as suas formas.
* 1958 - Adoção da Convenção 111, que determina a eliminação das práticas discriminatórias em matéria de emprego e ocupação.
* 1960 - A OIT cria o Instituto Internacional de Estudos do Trabalho.
* 1966 - Inauguração do Centro Internacional de Formação da OIT em Turim, na Itália.
* 1969 - A OIT recebe o Prêmio Nobel da Paz.
* 1973 - Adoção da Convenção 138, que trata da idade mínima de admissão ao emprego.
* 1974-1989 - Desenvolvimento em grande escala das atividades de cooperação técnica sob o mandato do Diretor-Geral da OIT Francis Blanchard.
* 1981 - Adoção da Convenção 156, que trata da igualdade de oportunidades entre trabalhadoras e trabalhadores.
* 1989 - Michel Hansenne é eleito Diretor-Geral da OIT.
* 1991 - A OIT adota nova estratégia na luta contra o trabalho infantil (Programa OIT-IPEC).
* 1998 - Conferência realizada pela entidade adota a declaração da OIT relativa aos princípios e direitos fundamentais no trabalho: liberdade sindical, abolição do trabalho infantil, eliminação do trabalho forçado e da discriminação.
* 1999 - O chileno Juan Somavia é o primeiro Diretor-Geral da OIT procedente do hemisfério sul. A OIT adota a Convenção 182, para determinar a proibição imediata das piores formas de trabalho infantil.
* 2002 - Mais de 100 países aderem à Convenção 182. É a primeira vez na história da OIT que uma convenção é ratificada por tantos países em tão pouco tempo. Foi criada a Comissão Mundial sobre a Dimensão S ocial da Globalização.



27/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram os 100 anos de criação de Anápolis (GO)

Senadores comemoram 90 anos de criação da OIT, que aponta crescimento do desemprego no mundo

Senadores comemoram 40 anos da ECT

Senadores comemoram os 25 anos do Diap

Senadores comemoram 45 anos de existência do Serpro

Senadores comemoram 15 anos do Plano Real