Senadores comemoram os 100 anos de criação de Anápolis (GO)
Em sessão especial de homenagem aos 100 anos de criação do município de Anápolis (GO), o senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) defenderam a instalação na cidade de uma Zona de Processamento de Exportação. Perillo, que é o primeiro subscritor do requerimento de realização da sessão, argumentou que Anápolis situa-se próxima a centros consumidores do Centro-Oeste, como Brasília, e do Sudeste, como São Paulo.
Ex-governador de Goiás, tendo recebido 90% dos votos dos eleitores de Anápolis na sua eleição ao Senado, Marconi Perillo argumentou que um exemplo da vocação industrial dessa cidade é o pólo farmacoquímico e o Laboratório Teuto Brasileiro.
- O Teuto transformou-se no primeiro laboratório nacional a exportar medicamentos genéricos para a América Latina e já está fechando contratos também nos continentes africano e asiático - informou Marconi Perillo.
Lúcia Vânia disse que a cidade abriga mais de 15 indústrias do ramo, que geram cerca de 5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Da mesma forma que Perillo, Lúcia Vânia lembrou que Anápolis sedia uma das principais bases da Força Aérea Brasileira, destacamento responsável pela guarda do espaço aéreo brasileiro, e o núcleo central do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).
A senadora informou ainda que Anápolis possui um sistema de abastecimento de água tratada que supre as necessidades de 95% da população. O esgoto sanitário do município, disse também, atende a 53% da população. Com mais de 300 mil habitantes, a cidade sedia 760 estabelecimentos industriais e cerca de 2.500 comerciais, informou Lúcia Vânia.
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) também participou da homenagem a Anápolis e defendeu a criação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Goiás instalado na cidade, o que também já havia sido defendido anteriormente por Perillo. Demóstenes disse que gostaria de, como Perillo, ter tomado a iniciativa de propor a homenagem à cidade.
Participaram ainda da sessão o secretário da Indústria e Comércio do estado de Goiás, Ridoval Darci Chareloto, representando o governador do Estado; o prefeito de Anápolis, Pedro Fernando Sahiúm; o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Luiz Antônio Arantes, e a conselheira do Tribunal de Contas do estado Carla Santillo, entre outros.
25/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores comemoram 90 anos de criação da OIT
Senadores comemoram 90 anos de criação da OIT, que aponta crescimento do desemprego no mundo
Senadores comemoram 40 anos da ECT
Senadores comemoram os 25 anos do Diap
Senadores comemoram 45 anos de existência do Serpro
Senadores comemoram 15 anos do Plano Real