Senadores comemoram aprovação de alterações na lei das ZPEs



Depois da aprovação do projeto que alterou a legislação sobre as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs), nesta quarta-feira (27), vários senadores se pronunciaram destacando a importância dessas unidades de desenvolvimento regional. A matéria, apresentada em 1996 pelo então senador Joel de Holanda (PE), recebeu na Câmara as alterações que só agora foram aprovadas pelo Senado.

Entre os senadores, o presidente Renan Calheiros lembrou a importância da iniciativa do então presidente da República José Sarney de implantar 17 ZPEs no Brasil, e elogiou o parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) ao projeto aprovado. Lembrou ainda a luta da bancada cearense no Congresso pela aprovação da proposta.

O relator, senador Tasso Jereissati, agradeceu a compreensão e enalteceu o diálogo que marcou a aprovação da proposta, inclusive com o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), que advertiu para um possível prejuízo da Zona Franca de Manaus com a implantação das novas ZPEs.

O senador Romero Jucá (RR), líder do governo, confirmou que alguns vetos ao projeto deverão ocorrer, mas garantiu a regulamentação de vários itens por meio de medidas provisórias, conforme acordo firmado com o Executivo. Por sua vez, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) ressaltou a importância da nova legislação aprovada para a industrialização do estado do Amapá. Heráclito Fortes (DEM-PI) falou em nome da bancada piauiense no Senado sobre a importância da aprovação do projeto. Ele comemorou o fato de uma ZPE ser instalada na cidade litorânea de Parnaíba.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que o então presidente Sarney ainda é popular no Centro-Oeste, devido principalmente à implantação das ZPEs. Na opinião da senadora, agora regulamentadas, elas concretizarão uma aspiração regional. Em nome do Tocantins, o senador Leomar Quintanilha (PMDB) registrou que o senador Tasso Jereissati foi feliz em seu parecer à matéria aprovada, "procurando equacionar questões fundamentais dessa lei".

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) manifestou o agradecimento do seu estado com a aprovação da proposta, informando que uma ZPE deverá ser implantada próxima a um aeroporto em Natal, beneficiando o comércio do porto local. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) também fez referência ao senador e ex-presidente Sarney, ao agradecer a possibilidade de implantação de uma ZPE no Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

Já o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) lembrou, como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a dificuldade para o entendimento sobre a aprovação da matéria com as modificações feitas na Câmara e avaliou que "as ZPEs trarão competitividade onde o Brasil ainda não tem". Nessa linha, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) sustentou que as ZPEs, já existentes em 104 países, podem aumentar os investimentos industriais no país em aproximadamente US$ 10 bilhões. Lembrou que a cidade de Anápolis (GO) será beneficiada.

Edison Lobão (DEM-MA) lamentou que as ZPEs não tenham deslanchado logo após sua criação, no governo José Sarney, pois os presidentes que o sucederam não se interessaram em regulamentá-las. O senador Arthur Virgílio disse que embora não seja contrário às ZPEs, se preocupa com a possibilidade de ocorrência de incentivos duplicados, como na área de informática e destinados à exportação. Ele faz parte de um grupo de senadores que acompanhará os desdobramentos de acordo fechado com o ministro da Fazenda.

Jayme Campos (DEM-MT) disse que a ZPE de Cáceres (MT) deverá levar o Oeste do seu estado a "novas perspectivas de desenvolvimento", enquanto Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse que há necessidade de se evitar prejuízos às indústrias já instaladas no país. Acrescentou que a cidade de Teófilo Otoni (MG) finalmente poderá ver sua área de exportação de pedras preciosas receber grande incentivo. Após a ordem do dia, os senadores Ignácio Arruda (PCdoB-CE) e Roseana Sarney (PMDB-MA) também ocuparam a tribuna para ressaltar a importância das ZPEs para o desenvolvimento nacional.

27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram aprovação da MP dos Portos

Senadores celebram aprovação de projetos que autorizam a criação de ZPEs

Senadores comemoram aprovação de PEC que transpõe para quadro da União servidores do antigo território de Rondônia

CAE APROVA ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DAS ZPES

Arthur Virgílio quer alterações no projeto sobre regime tributário das ZPEs

Arruda comemora aprovação de projeto das ZPEs