Senadores criticam retenção de recursos da Suframa



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) voltou a condenar nesta quarta-feira (14) a retenção de recursos orçamentários federais destinados à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Estimativas dão conta de que somente este ano o governo reteve cerca de R$ 150 milhões.

Jefferson Praia lembrou que a Suframa atua como agência de interiorização do desenvolvimento. Tendo essa função, frisou, o órgão necessita com urgência de recursos principalmente para pesquisa e infraestutura.

- Todas as nações estão de olho na Amazônia. A região precisa de grande atenção, porque envolve o destino do próprio planeta - afirmou Jefferson Praia. As afirmações foram feitas durante audiência pública realizada pela CDR, proposta pelo próprio senador, para debater o contingenciamento de recursos para a Suframa.

Presente ao debate, Lúcia Paiva Gomes, representante do Ministério da Fazenda, explicou que a redução da arrecadação do governo federal vem gerando o contingenciamento de recursos orçamentários de vários órgãos, incluindo a Suframa. Ela informou, no entanto, que o governo está tomando medidas para buscar novas fontes de recursos.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) observou que ano após ano os recursos da Suframa são retidos. A saída, opinou, é lutar politicamente para a liberação das verbas. O parlamentar lamentou a ausência, na reunião, de três autoridades que foram convidadas e não compareceram. São elas: o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, e os secretários executivos do Ministério do Planejamento, João Bernardo de Azevedo Bringel, e do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. Para Raupp, a presença desses convidados teria ajudado na discussão sobre a retenção de recursos da Suframa.



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutem uso de recursos da Suframa

Senadores criticam uso de recursos da cultura para festas no DF

Senadores criticam falta de recursos para combater doenças epidemiológicas

VALADARES ALERTA QUE RETENÇÃO DE RECURSOS DO FEF É ILEGAL

ADEMIR CRITICA RETENÇÃO DE RECURSOS PARA USINA

Lúcia Vânia critica retenção de recursos e falta de marcos regulatórios