Senadores debatem planos do BNDES com Carlos Lessa



Em reunião convocada pelo líder do bloco de apoio ao governo, senador Tião Viana (PT-AC), na manhã desta quinta-feira (27), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, apresentou os planos da instituição para os próximos anos. De acordo com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), os planos apontam para uma nova estratégia para o banco.

Suplicy narrou que Lessa, -por ser um dos maiores economistas brasileiros-, com experiência no próprio BNDES, tem uma visão clara do que é necessário para que a instituição atinja sua finalidade, ou seja, -transformar-se em um banco de financiamento de oportunidades de desenvolvimento de setores da economia-. Assim, o senador do PT disse que a instituição, sob o comando de Lessa, deve se orientar também para o financiamento de projetos de micro, pequenas e médias empresas.

- Tivemos a oportunidade de ouvir a respeito da nova estratégia que o BNDES está desenvolvendo, inclusive para torná-lo mais racional, eficiente e enxuto administrativamente - declarou Suplicy.

O senador informou ainda que Lessa fez uma breve avaliação sobre determinados setores da economia, como a indústria naval brasileira, que precisa se desenvolver para reverter a situação deficitária que o Brasil tem na sua balança de pagamentos no que diz respeito aos fretes e outros serviços de transporte. Outras áreas que receberam atenção de Lessa, continuou Suplicy, foram a modernização do transporte público nas grandes regiões metropolitanas e a situação delicada das empresas aéreas brasileiras.

Segundo Suplicy, os senadores aproveitaram a oportunidade para se preparar para audiência pública que será realizada em breve com o presidente do BNDES na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



27/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante defende atuação de Carlos Lessa à frente do BNDES

Suplicy defende permanência de Carlos Lessa na presidência do BNDES

Simon defende Carlos Lessa e BNDES de críticas dos investidores estrangeiros

Arthur Virgílio: permanência de Carlos Lessa no BNDES mostra que governo "não governa nem demite"

SENADORES DEBATEM NOVAS REGRAS DOS PLANOS DE SAÚDE

Senadores debatem projeto que destina recursos do BNDES para três regiões