Arthur Virgílio: permanência de Carlos Lessa no BNDES mostra que governo "não governa nem demite"
Como prova de que -esse governo não governa e não demite-, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), citou nesta quarta-feira (27) o caso do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista Carlos Lessa, que segundo a imprensa se tornará uma espécie de -rainha da Inglaterra-. O comando da instituição ficará sob a responsabilidade do seu vice-presidente, Darc Antonio da Luz Costa, afirmou o senador.
- Se o senhor Carlos Lessa não resolveu, retire-se. Mantê-lo, sabe-se lá por que pruridos, desmoralizando-o e a seu currículo de importante acadêmico brasileiro, significa, na verdade, compactuar com a incompetência, com a fisiologia e com o descaso para com o país - disse o senador.
O mesmo governo -que não governa e não demite-, disse Virgílio, é também o governo que -aparelha e politiza o Estado-, como seriam os casos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Para o líder do PSDB, o governo se comporta de maneira incompetente em termos administrativos, -a par de extravagâncias como a de conceder US$ 1 bilhão do BNDES para a economia da Venezuela se movimentar-.
Arthur Virgílio disse, ainda, que o atual governo persegue seus dissidentes, -para impedi-los de se candidatarem nas próximas eleições-. É isso que estaria acontecendo com a senadora Heloísa Helena (PT-AL), que, segundo o senador, -seria expulsa após o prazo de refiliação-.
- Isso é uma prova de que também falta ao governo o caráter da democracia, da cordialidade e da tolerância - disse o senador.
27/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy defende permanência de Carlos Lessa na presidência do BNDES
Senadores debatem planos do BNDES com Carlos Lessa
Mercadante defende atuação de Carlos Lessa à frente do BNDES
Simon defende Carlos Lessa e BNDES de críticas dos investidores estrangeiros
Arthur Virgílio: pesquisa mostra que acabou lua-de-mel com o governo
Arthur Virgílio defende permanência de Flávio Arns na presidência da CE