Senadores destacam autocrítica e avanços na gestão da Casa
Depois de ouvirem o balanço feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, diversos senadores elogiaram as medidas tomadas pela Mesa nos 100 primeiros dias da atual gestão. Primeiro a pedir a palavra, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), destacou que os avanços vêm desde a presidência anterior, de José Sarney (PMDB-AP), e mostram que o Legislativo tem capacidade de fazer uma autocrítica e, assim, se reciclar.
- É verdade que o Senado ainda não é o benchmarking, o exemplo da modernidade da gestão. Mas é verdade, também, que estamos tendo a coragem de avançar e de tomar decisões importantes, neste sentido de buscarmos a autocrítica, a reciclagem e a modernização - observou.
Eduardo Braga, que foi presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), aproveitou para sugerir que a Secretaria de Transparência tratasse também de inovação tecnológica.
- O Senado Federal poderia ser uma mola propulsora da inovação da gestão pública, da eficiência do setor público - afirmou o parlamentar.
Cristovam Buarque (PDT-DF), que lembrou não ter votado em Renan na eleição para a presidência da Casa, afirmou que tem se surpreendido positivamente, tanto do ponto de vista da eficiência quanto no aspecto financeiro.
- Pode contar comigo para avançarmos nas mudanças do funcionamento do Senado Federal – afirmou o senador, para quem outras reformas são ainda necessárias, como a diminuição da quantidade de comissões simultaneamente em funcionamento.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) parabenizou Renan e afirmou que a transparência é o melhor instrumento para combater a corrupção.
A parlamentar disse que Renan ficará na história do Brasil como o presidente do Senado que teve a decisão política de colocar em votação a proposta de emenda à Constituição que igualou os direitos dos trabalhadores domésticos aos demais trabalhadores, medida aguardada há 70 anos.
Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que Renan mostrou estar comprometido com uma agenda positiva para o Parlamento e de resgate da credibilidade do Legislativo.
O senador Rubem Figueiró (PSDB-MS) destacou o reconhecimento que os cem primeiros dias da gestão de Renan tiveram mesmo junto a senadores que não o elegeram para o cargo.
O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE) elogiou a disposição de Renan de buscar junto à Câmara dos Deputados a solução para o rito de tramitação das medidas provisórias. Pimentel disse esperar que, em 2013, o presidente do Senado dê continuidade aos avanços e reformas para melhor servir o país.
Prestação de serviços
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que as medidas implementadas por Renan visam não somente à edução das despesas da casa, mas, principalmente, ao aumento da eficiência dos serviços prestados pelo Senado à sociedade.
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) enfatizou a necessidade de resgate da dignidade do Legislativo em virtude das constantes ingerências dos outros poderes no Congresso.
O senador Jayme Campos (DEM-MT), por sua vez, classificou como profícuos os 100 primeiros dias de Renan na presidência do Senado e afirmou que houve uma demonstração clara das boas intenções da atual Mesa.
Já o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) contou que, depois de ter publicado em uma rede social que estava na Mesa da Casa, ao lado de Renan, nesta comemoração dos 100 dias à frente da Presidência, foi questionado por um seguidor se isso seria “motivo de orgulho”.
- Sim, é motivo de orgulho no sentido de que participo de um momento histórico. Vossa Excelência tomou decisões corajosas, fez reformas que, trazem transtornos, incomodam, mas têm o objetivo de trazer eficiência ao Senado - afirmou.
09/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores destacam avanços na luta pela igualdade, mas apontam longo caminho para acabar com preconceito
Senadoras destacam avanços e desafios para as mulheres
Especialistas destacam avanços e cobram qualidade do programa de triagem neonatal
Debatedores reivindicam outros avanços na gestão do esporte
Procuradores federais discutem avanços na gestão de benefícios do INSS
Avanços na gestão pública são tema de reunião nesta quarta