Senadores discutem extinção de tribunais e conselhos de contas municipais



O Senado realizou nesta quinta-feira (14) a terceira sessão de discussão, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC 36/1999) que determina a incorporação e a transferência das atribuições dos tribunais e conselhos de contas dos municípios aos tribunais de contas dos estados. A proposta, de autoria do senador Maguito Vilela (PMDB-GO), extingue tribunais e conselhos de contas em Goiás, no Ceará, na Bahia e no Pará.

Maguito disse que as funções de fiscalização das contas municipais podem perfeitamente ser absorvidas pelos tribunais de contas estaduais.

- Por que estes quatro estados precisam ter dois tribunais com as mesmas funções? Isto é inconcebível em um país com tantas dificuldades - afirmou.

O senador disse ainda que os tribunais e conselhos de contas municipais têm exercido suas funções de forma distorcida, além de serem focos de repetidas irregularidades e exemplo do mau uso do dinheiro público.

- Não vamos tapar o sol com peneira. O que há é o nepotismo desbragado; não fiscalizam nem estados nem prefeituras. Ainda mais: servem para os governadores chantagearem prefeitos com intervenções. Precisamos acabar com isso, os tribunais de contas têm que ser sérios e, se não fiscalizam, por que termos dois? - sintetizou o senador.

A proposta recebeu apoio dos senadores Tião Viana (PT-AC), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Heráclito Fortes (PFL-PI). Também favorável à proposta, Amir Lando (PMDB-RO) disse que os tribunais de contas precisam ser melhor situados como órgãos auxiliares do Poder Legislativo.

- Os tribunais de contas há muito perderam a função nos estados e se tornaram casas de extorsão e não de fiscalização - disse o líder do Governo no Congresso.



14/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário examinará proposta de emenda que extingue tribunais de contas municipais

MAGUITO PROPÕE INCORPORAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS MUNICIPAIS PELOS ESTADUAIS

SENADORES DISCUTEM LIMITES DE GASTOS DE CÂMARAS MUNICIPAIS

Serys quer extinguir os Tribunais de Contas e criar Auditorias de Contas

CAS APROVA CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE IDOSOS

Sistema mapeará dados dos conselhos municipais de saúde