Plenário examinará proposta de emenda que extingue tribunais de contas municipais



Proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que define a transferência das atividades dos conselhos e tribunais de contas dos municípios para os tribunais de contas estaduais deverá constar de uma das próximas pautas do Plenário. A matéria já foi analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebeu parecer contrário do senador Luiz Pontes (PSDB-CE), mas, como foi encaminhado recurso para que ela continuasse tramitando, seguirá para o primeiro turno de discussão no Plenário.

Maguito explica, na justificação da PEC, que alguns órgãos públicos têm atribuições coincidentes com as de outros, como é o caso dos tribunais e conselhos de contas dos municípios que, segundo lembrou, têm tarefa similar à dos tribunais e conselhos de contas dos estados, ou seja, a de auxiliar as assembléias legislativas no exercício do controle externo da administração pública, diferenciando-se apenas o âmbito de atuação.

-Com o intuito de remover essa superposição de órgãos que têm semelhante finalidade é que apresentamos esta proposta- - esclarece Maguito, que informa também que essa situação, hoje, só vigora em quatro estados: Bahia, Ceará, Goiás e Pará. Nas outras 23 unidades da Federação, portanto, os tribunais de contas estaduais já incorporaram as atribuições dos tribunais de contas municipais.

O senador define na PEC que os conselheiros do tribunal que for extinto passarão a integrar o tribunal ou o conselho de contas estadual, ficando vedada, no entanto, a partir da promulgação da lei, qualquer nomeação de conselheiros para preencher vagas que surjam enquanto o número de membros efetivos do tribunal estadual não se reduzir aos sete previstos na Constituição. Ele ainda sugere a extinção dos demais cargos públicos dos tribunais de contas municipais.

Entre outros motivos, o senador Luiz Pontes argumentou, para rejeitar a proposta, que não existe superposição de atribuições, pois, segundo ele, um tribunal opera em âmbito municipal e o outro, em âmbito estadual.



08/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutem extinção de tribunais e conselhos de contas municipais

MAGUITO PROPÕE INCORPORAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS MUNICIPAIS PELOS ESTADUAIS

Senado aprova emenda que prevê concurso público para tribunais de contas

PLENÁRIO VOTA AMANHÃ EMENDA QUE EXTINGUE CARGO DE JUIZ CLASSISTA

Serys comenta proposta de sua autoria de reformulação dos tribunais de contas

Proposta cria conselho externo para fiscalizar o TCU e demais tribunais de contas