Senadores divergem sobre licenciamento ambiental para obras em estradas
O licenciamento ambiental para execução de obras em estradas foi um dos principais pontos de divergência entre os senadores durante audiência pública, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), sobre o projeto de Lei de Conversão (PLV)5/09 proveniente da Medida Provisória (MP) 452/08 nesta terça-feira (5).
Os representantes do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) também mostraram pontos de vista conflitantes sobre a questão.
O PLV determina que os licenciamentos ambientais de instalação, as autorizações de supressão de vegetação e demais autorizações ambientais necessáriaspara a execução das obras nas rodovias sejam emitidos em até 60 dias, contados, para novos empreendimentos, a partir da publicação do pedido de licenciamento junto ao órgão ambiental competente. Para as obras com licenciamento em andamento, esse prazo começa a contar a partir da publicação da lei em que for transformado o PLV.
O presidente da CMA, senador Renato Casagrande (PSB-ES) e o senador Jefferson Praia (PDT-AM) propuseram que DNIT e o Ibama elaborem uma proposta a ser debatida na CMA. Eles responderam que levarão a sugestão aos ministros a que estão subordinados.
A senadora Marina Silva (PT-AC) em resposta a críticas do senador Expedito Júnior (PR-RO) sobre a lentidão do Ibama na concessão de licenças ambientais para obras como estradas e hidroelétricas, disse que os órgãos ambientais têm as dificuldades comuns à estrutura governamental e ao Estado brasileiro.
Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Cesar Borges (PR-BA), entre outros, defenderam o PLV aprovado na Câmara. Jefferson Praia (PDT-AM), Wellinton Salgado e o relator da proposta na CMA, Eliseu Resende (DEM-MG), afirmaram que é necessário um acordo para conciliar a construção e a melhoria nas estradas com a preservação ambiental.
05/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores querem que presidente do Ibama explique atraso no licenciamento ambiental para obras do PAC
Senadores divergem sobre liberação das obras da hidrelétrica de Belo Monte
Acir Gurgacz faz apelo por licenciamento ambiental para obras da BR-319 em Rondônia
Licenciamento ambiental de obras do PAC é tema de audiência da CI
Senadores votam regulamentação de licenciamento ambiental
Licenciamento ambiental das obras do PAC será debatido pela Comissão de Infraestrutura