Senadores do Brasil e do Chile terão reunião conjunta



Uma delegação de senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá visitar o Chile em maio, para debater com colegas da comissão congênere do Senado chileno as perspectivas do relacionamento bilateral. Convite nesse sentido foi feito nesta quinta-feira (15) pelo embaixador do Chile, Alvaro Díaz Pérez, ao presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Esta será a segunda reunião conjunta de representantes das Comissões de Relações Exteriores dos dois países. Em abril de 2006, quatro senadores do Chile estiveram em Brasília, dos quais dois ligados ao governo e dois de oposição. Na opinião do embaixador chileno, que esteve acompanhado do secretário Píer Franco, o momento é oportuno para retomar o diálogo bilateral.

- Agora é a vez de os senadores da comissão brasileira visitarem a comissão chilena - sugeriu Díaz, que cumprimentou ainda Heráclito por sua recente eleição para a presidência da CRE.

Um dos temas do diálogo entre senadores dos dois países, segundo o embaixador, deverá ser a ampliação, atualmente em discussão, do Acordo de Complementação Econômica entre o Chile e o Mercosul. Além de comércio, antecipou, o novo acordo deverá tratar também de serviços e investimentos.

Díaz citou ainda, entre os temas da agenda bilateral, a construção dos chamados corredores bioceânicos - rodovias e ferrovias que ligarão o Atlântico ao Pacífico - e a cooperação científica e tecnológica. Uma lei aprovada recentemente no Chile, informou, garante royalties sobre a produção de cobre para a área de pesquisa e desenvolvimento. Com isso, as verbas destinadas ao setor deverão subir de 0,6% para 1% do Produto Interno Bruto (PIB) chileno nos próximos anos.

De acordo com o presidente da comissão brasileira, parlamentares dos dois países deverão debater desde as possibilidades de pesquisas conjuntas na área de biotecnologia até os rumos da reforma da Previdência Social.

- Temos uma relação madura com o Chile, que se manteve até nos momentos de maior adversidade. E o esforço parlamentar tem sido fundamental nesse sentido - disse Heráclito, que foi acompanhado, no encontro, pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP).

15/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores de Brasil e Chile terão intercâmbio permanente

Embaixadores e senadores debatem Alca em reunião conjunta da CAE e da CRE

Senadores participam de reunião no Chile para definir criação de Parlamento do Mercosul

Senadores debatem em reunião conjunta criação de imposto único para sacoleiros

Senadores aprovam acordo de defesa entre Brasil e Chile

Forças Armadas terão doutrina conjunta de apoio de fogo