Senadores do Centro-Oeste fazem reivindicações em relação ao PAC



Os senadores da Região Centro-Oeste apresentaram nesta quarta-feira (14) uma carta-compromisso na qual defendem alterações no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para beneficiar os estados que representam.

- Há entre os governadores do Centro-Oeste um sentimento de quase abandono da região - declarou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), ao se referir ao PAC.

Entre as reivindicações apresentadas na carta-compromisso estão a realização de investimentos no agronegócio do Centro-Oeste; a destinação de 20% das receitas da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) aos estados e de 10% aos municípios, para aplicação em saúde pública; o aumento da participação do estados na cota de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), de 29% para 46%; e a criação da Desvinculação de Recursos Estaduais (DRE), no mesmo percentual da Desvinculação de Recursos da União (DRU).

Lúcia Vânia destacou ainda, em entrevista à imprensa, que o grupo pleiteia investimentos em infra-estrutura, como ferrovias e rodovias, que facilitem o escoamento da produção local.

A senadora também anunciou que os senadores do Centro-Oeste devem se reunir para discutir o PAC e, a partir daí, elaborar uma estratégia de ação. O encontro está previsto para o dia 28 de fevereiro, a partir das 10 horas, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Arrecadação

Ao defender a necessidade de mais investimentos do governo federal na região, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) declarou que o Centro-Oeste teria sido responsável por uma arrecadação federal de mais de R$ 120 bilhões nos últimos quatro anos e, por isso, "não pode ficar de fora do PAC". Já Lúcia Vânia ressaltou a importância da região para o comércio exterior do país.

Valter Pereira ressaltou que boa parte dos investimentos previstos no PAC serão provenientes da Petrobras. Assim, argumentou ele, a escassez de recursos para o Centro-Oeste seria resultado do fato de a região não ser petrolífera.

14/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reivindicações do Centro-Oeste serão negociadas mais tarde, prevê Mercadante

FUNDOS JÁ FAZEM DIFERENÇA NO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste

SENADORES APÓIAM PROPOSTAS DOS GOVERNADORES DO CENTRO-OESTE

Senadores discutem riscos do transporte rodoviário de GLP para o centro-oeste

Lúcia Vânia: senadores do Centro-Oeste reivindicam mais recursos