Senadores do Piauí protestam contra declaração de Paulo Henrique Amorim



"Imagine se Renan Calheiros fosse do Piauí...". Essa frase publicada no artigo do jornalista Paulo Henrique Amorim, "Renan: a maior derrota da imprensa", gerou protestos dos senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Heráclito Fortes (DEM-PI). O articulista, cujo texto foi divulgado em seu blog (http://www.conversa-afiada.ig.com.br), opinou que "a mídia conservadora (e golpista!) foi atrás de Calheiros também porque ele é nordestino" e que "a elite branca" não gosta de ninguém da base do presidente Lula, menos ainda se for nordestino.

Em seguida veio a frase que provocou a revolta dos dois parlamentares piauienses: "Imagine se Renan Calheiros fosse do Piauí...". Heráclito Fortes tentou apartear o senador Almeida Lima (PMDB-SE), quando este leu na íntegra o texto de Paulo Henrique Amorim. Como o parlamentar que ocupava a tribuna preferiu não atender à solicitação de aparte no momento em que Heráclito fez o pedido, este preferiu deixar para expressar sua indignação depois.

Mão Santa falou primeiro. Disse que se Renan fosse do Piauí ele teria um comportamento parecido com o de Petrônio Portella, que na avaliação do senador, foi o melhor presidente da história do Senado. Ou então, prosseguiu Mão Santa, seria um exemplo do amor ao Direito como o foi, na sua avaliação, o jurista piauiense Evandro Lins e Silva.

- Se Renan fosse piauiense poderia ter se comportado como João Paulo dos Reis Veloso, que em toda a sua vida pública nunca cometeu nenhuma indignidade, nenhuma imoralidade ou praticou qualquer ato de corrupção. Acho que a votação de ontem [quarta-feira] transtornou toda a equipe do presidente. Renan, você vai acabar entrando pelo cano contratando essa imprensa - afirmou Mão Santa.

Já Heráclito Fortes declarou que ao fazer ufanismo com o resultado da votação que absolveu Renan do processo por quebra de decoro, o jornalista Paulo Henrique Amorim terminou agredindo gratuitamente o Piauí. O senador lembrou que em Campo Maior, município localizado no norte daquele estado, havia um senhor de sobrenome Amorim que tinha um comércio no mercado local.

- Seu Amorim tinha uma pequena loja, era honesto, trabalhador e criou seus filhos. Alguns o abandonaram, outros não. Existem pessoas que são ingratas com a terra onde nascem, outras que são ingratas com os pais, chegam a desconhecer a mãe. Lamento que em um momento de emoção Paulo Henrique Amorim tenha atingido o Piauí. Ele pode ser da família dos Amorins nobres, que fizeram fortuna no sul do país. Mas a origem desta família está entre Sobral, no Ceará, e o Piauí - disse Heráclito Fortes.



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores protestam contra declaração de Lula

Senadores protestam em Plenário contra decisão de Quintanilha de arquivar processos contra Renan

Senadores protestam contra violência em estádios de futebol

Senadores da CCJ protestam contra abuso das medidas provisórias

Senadores protestam contra "abusos" da Polícia Federal

Senadores protestam contra cerco à Embaixada do Brasil em Honduras