Senadores do PSDB dizem que candidatura de Agripino representa a independência do Legislativo
No lançamento do manifesto de apoio à candidatura do senador José Agripino (PFL-RN) a presidente do Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), afirmou que eleger Agripino seria fazer "um belo contraponto ao Palácio do Planalto", e representaria um "avanço no processo". Para Arthur Virgílio, o atual presidente e também candidato Renan Calheiros (PMDB-AL) foi "um bom presidente e fez um bom trabalho", mas "um oposicionista sensato e equilibrado" como Agripino pode fazer melhor. A eleição para a Mesa do Senado se realizará na próxima quinta-feira (1o de fevereiro).
Segundo o líder tucano, o PSDB garante 12 de seus 13 votos para o pefelista. Caso Agripino seja eleito, o senador disse que o PSDB pleiteará apenas aquilo que lhe cabe como terceira maior bancada do Senado.
O PSDB também irá, segundo Arthur Virgílio, levantar a bandeira da apreciação imediata dos vetos presidenciais, um "tabu a ser quebrado", em suas palavras. O senador disse acreditar que o Congresso tem que se manifestar a respeito das matérias votadas pelo Legislativo e mandadas de volta pelo presidente da República, sob pena de conferir a este último "poderes ditatoriais".
Arthur Virgílio informou que o PSDB vai se reunir com o presidente Renan Calheiros nesta quarta-feira (31) para estabelecer os procedimentos para uma "eleição civilizada".
O líder comemorou ainda a candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) à presidência da Câmara. Para ele, trata-se de uma "novidade saudável", que mostra que o partido está "marcando diferenças e engrandecendo o Parlamento".
Já o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que também participou do lançamento do manifesto, destacou que a candidatura de José Agripino representa uma "postura nova", e que os partidos que se reuniram em tono dela buscam a recuperação da "altivez" e da "credibilidade" do Congresso Nacional.
- O Legislativo deve ter papel de independência, e não ficar a reboque das manipulações do governo federal - disse o senador.
Jereissati garantiu que Agripino conta com o apoio de vários partidos, e disse que o grupo acredita que tem plenas condições de vencer. Ele também se mostrou confiante na vitória de Fruet na Câmara dos Deputados.
30/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores do PFL discutem candidatura de Agripino
Sarney representa Dilma no bicentenário da independência do Paraguai
TIÃO VIANA: CANDIDATURA DE MARTA REPRESENTA A ÉTICA
Frederico Antunes representa o Legislativo em Jóia
Antunes representa o legislativo em reunião no Piratini
Azeredo representa o Legislativo em conferência internacional sobre cibercrime