Senadores elogiam aproximação com o Chile



Os senadores brasileiros foram unânimes na demonstração de simpatia e admiração pelo Chile, durante visita de cortesia de parlamentares daquele país à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta quarta-feira (26). Assim como no caso da delegação visitante, senadores governistas e de oposição estiveram de acordo em relação ao aprofundamento da relação bilateral.

Primeiro a falar, depois da abertura da reunião pelo presidente da CRE, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) registrou a "boa impressão" causada entre os parlamentares brasileiros pela recente visita ao país da nova presidente do Chile, Michelle Bachelet.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) pediu que Vitória (ES) seja incluída no roteiro da próxima visita ao Brasil de parlamentares do Chile, uma vez que a cidade mantém forte relação econômica com esse país. Ele observou que 72% das garrafas de vinho provenientes do Chile entram no Brasil pelo Espírito Santo.

O Chile foi apontado como "o país mais civilizado da América Latina" pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), para quem a permanência em Santiago, durante o período da ditadura militar brasileira, foi a maior responsável pela formação intelectual do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Por sua vez, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) ressaltou o fato de o Chile ter elegido uma mulher para a Presidência da República.

O líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PB), elogiou o Chile por ter feito o seu "dever de casa" nas áreas de educação, justiça e economia, e disse que o Brasil também busca fazer o seu, apesar de ser um país grande e complexo.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu a inclusão da questão da renda mínima nos próximos debates entre parlamentares dos dois países. E o senador Marco Maciel (PFL-PE) defendeu a ampliação do diálogo político, após observar que a América do Sul requer, no momento, uma "ação mais articulada".

- Se há no continente um país com o qual o Brasil pode fazer uma boa parceria, nesse sentido, este país é o Chile - afirmou Maciel.



26/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo elogia aproximação com o Chile

Senadores elogiam relator do PPA

Senadores elogiam postura democrática de Gil

Senadores elogiam trabalho do relator

Senadores elogiam aprovação do Fundeb

Senadores elogiam indicação de Gilmar Mendes