Azeredo elogia aproximação com o Chile



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) elogiou nesta quinta-feira (24) o processo de aproximação política entre o Brasil e o Chile. Vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), ele chefiou uma missão de parlamentares que visitou recentemente o Senado chileno, na cidade de Valparaíso.

- O Chile é uma companhia que nos interessa. Nossos dois países alcançaram a maturidade e são exemplos de atuação democrática - disse Azeredo, durante reunião da CRE.

Segundo o senador, os principais temas debatidos com os colegas chilenos foram a situação do Mercosul, a missão de paz no Haiti e a dependência do Brasil e do Chile em relação ao fornecimento de gás natural por países vizinhos. Foram mais de três horas de debates com os senadores chilenos, que já haviam participado de encontro similar no Brasil, no ano passado.

Ao comentar a viagem, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou sua preocupação com a decisão do governador de São Paulo, José Serra, de não mais garantir os R$ 5 milhões anuais necessários ao funcionamento, na capital paulista, do Parlamento Latino-americano (Parlatino). Suplicy informou que o governo federal estaria disposto a contribuir com metade dessa quantia. A outra metade, segundo o parlamentar, viria de contribuições dos demais países representados no Parlatino.



24/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores elogiam aproximação com o Chile

Eduardo Azeredo questiona aproximação do governo brasileiro com o Irã

Azeredo critica aproximação do Brasil com países que desrespeitam direitos fundamentais

Azeredo elogia atuação da Apae

Eduardo Azeredo elogia sistema eletrônico de votação

Eduardo Azeredo elogia entrevista de governador de Minas