Senadores elogiam escolha de jurista sergipano



A escolha, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do jurista sergipano Carlos Augusto Ayres Freitas de Brito para o Supremo Tribunal Federal foi elogiada pelos senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que aprovaram nesta quarta-feira (14) a indicação. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que este é -o dia mais glorioso do governo Lula-. Para ele, Carlos Ayres levará um sentimento de humanidade ao Supremo.

O relator da indicação, Marcelo Crivella (PL-RJ), ressaltou a humildade do jurista, salientando que isso será importante no exercício da função de magistrado. Sergipano com o jurista, o senador Almeida Lima (PDT) disse que a indicação representará a elevação do estado de Sergipe, -que há 50 anos não se fazia presente no STF-.

O senador Amir Lando, depois de elogiar a trajetória acadêmica de Ayres, defendeu uma profunda reforma nos códigos como forma de evitar a -procrastinação das decisões judiciais-. Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse que Carlos Ayres já é uma unanimidade, entre políticos, professores e advogados. O senador baiano aproveitou para defender maior controle sobre os tribunais.

Os senadores não consideram o fato de Carlos Ayres ter militado durante 18 anos no Partido dos Trabalhadores um empecilho à sua futura atividade como ministro do Supremo. Demostenes Torres (PFL-GO) chegou a afirmar que a militância de Ayres era -uma qualidade-.

- Isso é uma qualidade, porque significa que ele tem posição ideológica. O presidente tem que indicar quem tem afinidade ideológica com ele - afirmou.

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, disse que Carlos Ayres levará ao Supremo o sentimento de que é necessário promover a inclusão social também no que diz respeito ao acesso à Justiça.

O presidente da CCJ, Edison Lobão, disse que as audiências com os indicados para o Supremo Tribunal Federal reeditam os melhores momentos do Parlamento. Ele elogiou as escolhas feitas pelo presidente Lula.



14/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores elogiam escolha de Muhammad Yunus como Nobel da Paz

Senadoras elogiam escolha do tráfico humano como tema da Campanha da Fraternidade

Senadores propõem voto de pesar pela morte do jurista Miguel Reale

Senadores elogiam relator do PPA

Senadores elogiam postura democrática de Gil

Senadores elogiam trabalho do relator