Senadores lamentam morte de cinegrafista e pedem repressão a radicais



No início da reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) nesta terça-feira (11), os senadores lamentaram a morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por rojão em manifestação no Rio de Janeiro. Eles pediram a punição dos culpados e a repressão aos grupos radicais.

VEJA MAIS

Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), é urgente que os governantes adotem medidas para conter ações ilegais nas manifestações, como atos de violência e depredação de lojas por pessoas mascaradas.

— É hora de o governo tomar as rédeas e reprimir essas pessoas e não a população, que tem legitimidade para fazer manifestações pacíficas. E não só o governo federal, mas também os governos estaduais, independentemente de partido, pois cabe às autoridades, eleitas legitimamente, dar segurança ao povo brasileiro – disse.

Para Valdir Raupp (PMDB-RO), não há razão para os atos de violência, pois o país é uma democracia consolidada e as pessoas têm ampla liberdade de manifestação.

— Vivemos um Estado democrático de direito e o país passa por um momento econômico nunca visto na sua história. Nos últimos anos, mais de 40 milhões de brasileiros ascenderam à classe média – afirmou.

De acordo com Raupp, as ações violentas nas manifestações de rua podem ser associadas à prática de terrorismo.

— São grupos minoritários de verdadeiros terroristas, agredindo policiais, depredando lojas e atacando jornalistas. É hora de dar um basta — frisou.

O senador Ivo Cassol (PP-RO) concorda. Para ele, devem ser aplicadas as punições legais a todas as pessoas encapuzadas que promovem a violência e ameaçam a população.

Também o vice-presidente da CMA, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), lamentou a morte do cinegrafista e concordou com a necessidade de conter os grupos violentos.



11/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam morte de cinegrafista da TV Senado

Conselheiros lamentam morte de cinegrafista da TV Band

Senadores cobram punição dos responsáveis pela morte de cinegrafista

Vídeos: senadores falam sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade

Senadores lamentam morte de Niemeyer

SENADORES LAMENTAM MORTE DE CARYBÉ