Senadores pedem solução para litígio envolvendo indústrias exportadoras



Senadores governistas e da oposição pediram nesta terça-feira (2) ao governo e aos industriais que encontrem uma saída para por fim ao litígio judicial que se arrasta há anos, a respeito do fim do crédito-prêmio do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concedido a fabricantes exportadores de produtos manufaturados. A solicitação foi feita durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O benefício, criado em 1969 e que confere crédito de até 15% sobre o valor das exportações de bens industrializados, foi extinto pelo governo em 1983. Na ocasição, os exportadores recorreram à Justiça visando reverter a medida. Agora, cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) dar a palavra final.

Durante a audiência pública, o senador Raimundo Colombo (DEM-SC) pediu à Receita Federal que enviasse aos senadores o valor exato do crédito-prêmio, supostamente devido aos exportadores de produtos manufaturados. Segundo ele, existem discordâncias de valores: para a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) seriam R$ 62 bilhões; já a a Receita Federal diz que o valor ultrapassaria os R$ 220 bilhões.

Por isso, Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, que compareceu à reunião, defendeu novas rodadas de negociação entre governo e exportadores, para que os cálculos do crédito-prêmio sejam reavaliados. E garantiu que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com o problema e pede solução rápida para a questão, desde que não traga prejuízos para o setor público e para o empresariado.

Para Osmar Dias (PDT-PR), o crédito-prêmio é um direito a ser concedido aos empresários, já que, observou, não se trata de um subsídio. A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e o senador João Tenório (PSDB-AL) afirmaram que a questão tem de ser resolvida rapidamente, a fim de que o setor possa ter tranqüilidade para continuar trabalhando.

No entender de Heleno Taveira Torres, professor de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), também presente à reunião, o litígio vem prejudicando a indústria nacional e beneficiando empresas estrangeiras.

02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores pedem solução para questão agrária

Quase metade das indústrias exportadoras perdeu participação no mercado externo em 2010

Arthur Virgílio quer "aberturas mais significativas" no incentivo às indústrias exportadoras

Para Maciel, sociedade não confunde instituição com crise envolvendo senadores

Paim e Tião Viana pedem solução para greve dos bancários

Parlamentares italianos pedem "solução política" para caso Battisti