Senadores prestigiam lançamento de revista 'Em Discussão' sobre Código Florestal



O nono número da revista Em discussão!, que trata do projeto de novo Código Florestal (PLC 30/2011) aprovado pelo Senado em 6 de dezembro, foi lançado nesta quarta-feira (14) pelas comissões de Meio Ambiente (CMA), de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência e Tecnologia (CCT). Os três senadores presentes - Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Eduardo Braga (PMDB-AM) - ressaltaram o esforço da Casa para chegar a um texto que conciliasse o setor produtivo e a preservação do meio ambiente.

Editada pelo Jornal do Senado, a revista é um projeto da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) para ampliar a divulgação dos debates ocorridos nas comissões.

Segundo Rodrigo Rollemberg, presidente da CMA, a revista, no futuro, servirá de documento histórico do que aconteceu no Senado em relação ao Código Florestal e "vai demonstrar o cuidado das comissões que discutiram o tema em ouvir toda a sociedade brasileira". Houve no Senado uma postura positiva do tema, pois, segundo Rollemberg, a atuação dos senadores foi diferente do verificado na Câmara dos Deputados, onde "a agricultura ficou em oposição ao meio ambiente".

- Aqui a primeira decisão dos relatores é que faríamos todas as audiências conjuntamente, superando a falsa dicotomia de que a agricultura estaria contra a proteção do meio ambiente - afirmou Rodrigo Rollemberg, para quem o resultado foi "um texto equilibrado".

A revista, disse o senador, é "o registro histórico desse debate extremamente rico".

Na avaliação do senador Eduardo Braga, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, esse número da revista é "o legado escrito de uma história que é importante de ser contada: como o Senado, de uma forma democrática, conseguiu distensionar o debate" de um tema tão complexo.

- Dez meses atrás, muitos achavam impossível [elaborar] um projeto que pudesse representar o Brasil como um todo. Conseguimos equilibrar o texto e retratar isso num consenso - disse Braga.

Para ele, a revista é um esforço que "conta um pouco a história das audiências públicas e da construção do texto".

Ao ressaltar o entendimento entre ambientalistas e produtores, o senador Eunício Oliveira, presidente da CCJ, disse que o fato é "algo que muita gente não acreditava que fosse possível acontecer" no Senado.

- Nesses debates conseguimos que todos fossem ouvidos - disse Eunício, para quem o Código Florestal é a matéria aprovada mais importante nesse período.

Em sua avaliação, a revista "traz a demonstração do equilíbrio dado pelo Senado a uma matéria polêmica".

O diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita, ressaltou o objetivo da revista Em discussão!, "que é mostrar ao país o trabalho sério que é feito nas comissões, especialmente nas audiências públicas, que não chega ao grande público. Entendemos que esta revista presta um grande serviço ao país, ao dar, em linguagem jornalística, a oportunidade de se conhecerem os debates."

Eduardo Leão / Jornal do Senado



14/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg convida para lançamento de revista sobre debate do novo Código Florestal

Nova edição da revista 'Em Discussão!' relata debates do Código Florestal

Rollemberg ressalta importância da discussão do Código do Consumidor e do Código Florestal

SENADORES PLANTAM IPÊ SOBRE O PROJETO QUE ALTERA CÓDIGO FLORESTAL

SENADORES PLANTAM IPÊ SOBRE O PROJETO QUE ALTERA CÓDIGO FLORESTAL

Senadores querem ouvir Aldo Rebelo sobre reforma do Código Florestal